Projeto que obriga os produtores rurais a comprovarem a interrupção temporária de atividades agrícolas para permitir a recuperação do solo é o primeiro item da pauta da sessão plenária do Senado desta quinta-feira (16). Esse “período de descanso da terra” é chamado de pousio.
Originado na Câmara dos Deputados, o PL 6.546/2019 altera o Código Florestal (Lei 12.651, de 2012), que trata da proteção às vegetações nativas, para determinar aos produtores o registro do pousio no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Pelo código, o período de descanso do solo tem duração máxima de cinco anos.
A proposta passou pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O relator, senador Irajá (PSD-TO), apontou em seu parecer que é impossível fiscalizar o cumprimento do pousio sem a obrigatoriedade de averbação no CAR. Ele defende a aprovação do projeto para dar maior segurança jurídica aos produtores rurais e facilitar a fiscalização ambiental pelo Estado.
Acordos
Além do PL 6.546/2019, os senadores podem votar projetos sobre três acordos internacionais firmados pelo Brasil. O primeiro PDL 254/2022, aprova acordo entre o Brasil e o Quênia na área de educação, assinado em 6 de julho de 2010. O segundo, o PDL 255/2022, trata de acordo sobre serviços aéreos entre o Brasil e Seychelles, assinado em 19 de maio de 2015. Por último, o PDL 256/2022 aprova emendas à Convenção Internacional sobre Medida de Tonelagem de Navios, assinadas em 4 de dezembro de 2013.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Guarda Metropolitana de Palmas realiza curso de Operação Prática de Drones Equipamentos serão usados em…
Cmeis de Palmas realizam autoavaliação usando metodologia de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil O…
Estudantes da Rede Municipal de Palmas conquistam medalhas na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação…
O comércio de Araguatins abriu nesta quinta-feira, 06, a edição 2025 do Liquida Rua Siqueira…
Em Palmas, campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta-feira, 7, no Cmei Araras…
Falar sobre saúde masculina ainda é um desafio para muitos homens. A prevenção, porém, depende…