Categories: Política

Senador Irajá defende implantação da hidrovia Arco Norte — Senado Notícias


O senador Irajá (PSD-TO) destacou, em pronunciamento na quarta-feira (21), a importância do Grupo de Relacionamento com o Brics para tratar da implementação da Hidrovia do Arco Norte. A hidrovia do Arco Norte é uma logística de transporte que tem como objetivo diminuir a demanda nos portos da região Sudeste, aproximar produtores nacionais e fomentar a economia dos estados envolvidos na obra.

— Temos a oportunidade de ter no Brasil o Mississippi, o mesmo rio Mississippi que tem nos Estados Unidos, que escoa 92% da produção americana de grãos. Por isso os Estados Unidos são competitivos na produção de alimentos. Não é em função da eficiência dos produtores americanos; é em função, da eficiência da logística americana, que se deve em grande parte a esse Rio Mississippi. Temos a mesma oportunidade de ter um “Mississippi” do Brasil operando na região do Matopiba, na região do Arco Norte brasileiro — declarou.

De acordo com o senador Irajá, essa é uma obra estratégica para a economia do país, já que se trata do transporte mais barato e ambientalmente mais sustentável que existe. O parlamentar disse que o custo de transporte de uma tonelada de soja por meio terrestre é de US$ 107, enquanto o custo de transporte por meio de hidrovia custa US$ 55. No entanto, apenas 6% da produção brasileira é escoada pelas hidrovias, o que, em sua visão, é muito pouco, considerando o potencial que o país tem de exploração das rios, como os das bacias do Tocantins e do Araguaia e seus afluentes.

— Estamos falando de 1,2 mil quilômetros de hidrovias de um rio navegável, que é o Rio Tocantins e o Rio Araguaia, onde toda a produção do Arco Norte, quase 55 milhões de toneladas, poderá ser escoada pela hidrovia do Rio Tocantins, que é a metade do custo do transporte rodoviário. Do ponto de vista ambiental, é muito mais racional, porque vamos deixar de emitir gás carbônico na atmosfera em função do combustível fóssil, que é o que movimenta os caminhões, e deixaremos de ter milhares de caminhões rodando no Brasil, transportando grãos, porque passarão a ser transportados na hidrovia — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

ETI Padre Josimo Tavares recebe pela primeira vez apresentação do projeto Recitais Didáticos de Choro nas Escolas | Prefeitura Municipal de Palmas

ETI Padre Josimo Tavares recebe pela primeira vez apresentação do projeto Recitais Didáticos de Choro…

40 minutos ago

Sistema de Atualização Anual Obrigatória é reaberto até 10/9 para servidores regularizarem pendências

O sistema de Atualização Anual Obrigatória de 2025 foi reaberto, em caráter excepcional, para que…

8 horas ago

2ª etapa do Concurso para Juiz Substituto do TJTO é concluída com aplicação da prova de sentença criminal

A segunda etapa do VI Concurso para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Tocantins…

9 horas ago

Dia D começa com integração, atenção à saúde e valorização dos servidores em Goiatins

O Dia D do projeto JUS em Ação começou cuidando de quem cuida da Justiça.…

10 horas ago

JUS em Ação deixa legado no combate à violência contra a mulher em Goiatins

Em Goiatins, o JUS em Ação, além dos serviços oferecidos, deixou um legado de enfrentamento…

11 horas ago

TJTO é representado no III Encontro de Ouvidorias Judiciais da Região Norte

O Poder Judiciário do Tocantins esteve representado no III Encontro de Ouvidorias Judiciais da Região…

12 horas ago