Categories: Política

Senadora Dorinha cobra mais protagonismo feminino nas agendas do BRICS e defende educação como base do empoderamento das mulheres


Durante sua participação no 11º Fórum Parlamentar do BRICS, nesta terça-feira (03), em Brasília, a senadora Professora Dorinha (União) fez um apelo por maior representatividade feminina nas decisões e compromissos assumidos pelo bloco.

Em seu discurso, a parlamentar pontuou que praticamente nada mudou em relação à maior representatividade feminina desde a primeira reunião do BRICS ocorrida em 2016 em Jaipur, na Índia. “Com tristeza, chego à conclusão de que, ao longo de todo o funcionamento dos BRICS, fomos ignoradas na maioria dos nossos países e nos compromissos públicos do grupo. É nosso papel e nossa responsabilidade mudar essa história”, afirmou.

Dorinha destacou a urgência de inserir a equidade de gênero como prioridade real nas pautas internacionais, especialmente em fóruns que discutem o futuro do desenvolvimento global. Ela apontou o acesso desigual à educação como um dos principais fatores que limitam a presença das mulheres em posições de liderança e reafirmou seu compromisso com políticas públicas que promovam oportunidades reais para meninas e mulheres em todo o mundo.

A parlamentar lembrou que, embora o Brasil tenha hoje mais mulheres do que homens com ensino superior completo, ainda há uma sub-representação feminina em áreas como ciências exatas e tecnologia. “Promover igualdade não é apenas educar as meninas. É também ensinar aos meninos, desde cedo, o valor da equidade de gênero”, afirmou Dorinha, enfatizando que essa transformação deve começar desde a educação básica e se estender à administração pública e ao mercado de trabalho.

Dorinha também defendeu a manutenção das cotas de gênero na política, pauta que está sendo debatida no Congresso Nacional no novo Código Eleitoral, e destacou a importância do fortalecimento das lideranças locais femininas por meio da cooperação descentralizada entre os países do BRICS. “O empoderamento feminino não virá apenas por declarações — mas sim por ações concretas, mudanças culturais e compromisso político”, concluiu a senadora, reforçando o papel dos parlamentares na construção de sociedades mais justas, inclusivas e democráticas.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…

15 minutos ago

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…

2 horas ago

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

14 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

15 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

15 horas ago