Categories: Política

Senadora Dorinha cobra mais protagonismo feminino nas agendas do BRICS e defende educação como base do empoderamento das mulheres


Durante sua participação no 11º Fórum Parlamentar do BRICS, nesta terça-feira (03), em Brasília, a senadora Professora Dorinha (União) fez um apelo por maior representatividade feminina nas decisões e compromissos assumidos pelo bloco.

Em seu discurso, a parlamentar pontuou que praticamente nada mudou em relação à maior representatividade feminina desde a primeira reunião do BRICS ocorrida em 2016 em Jaipur, na Índia. “Com tristeza, chego à conclusão de que, ao longo de todo o funcionamento dos BRICS, fomos ignoradas na maioria dos nossos países e nos compromissos públicos do grupo. É nosso papel e nossa responsabilidade mudar essa história”, afirmou.

Dorinha destacou a urgência de inserir a equidade de gênero como prioridade real nas pautas internacionais, especialmente em fóruns que discutem o futuro do desenvolvimento global. Ela apontou o acesso desigual à educação como um dos principais fatores que limitam a presença das mulheres em posições de liderança e reafirmou seu compromisso com políticas públicas que promovam oportunidades reais para meninas e mulheres em todo o mundo.

A parlamentar lembrou que, embora o Brasil tenha hoje mais mulheres do que homens com ensino superior completo, ainda há uma sub-representação feminina em áreas como ciências exatas e tecnologia. “Promover igualdade não é apenas educar as meninas. É também ensinar aos meninos, desde cedo, o valor da equidade de gênero”, afirmou Dorinha, enfatizando que essa transformação deve começar desde a educação básica e se estender à administração pública e ao mercado de trabalho.

Dorinha também defendeu a manutenção das cotas de gênero na política, pauta que está sendo debatida no Congresso Nacional no novo Código Eleitoral, e destacou a importância do fortalecimento das lideranças locais femininas por meio da cooperação descentralizada entre os países do BRICS. “O empoderamento feminino não virá apenas por declarações — mas sim por ações concretas, mudanças culturais e compromisso político”, concluiu a senadora, reforçando o papel dos parlamentares na construção de sociedades mais justas, inclusivas e democráticas.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Serviços, justiça e cidadania marcam o JUS em Ação em Novo Acordo, na região do Jalapão

“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva,…

1 hora ago

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital Reunião promovida…

2 horas ago

Palestra sobre o impacto das emoções na saúde é realizada em Pedro Afonso

O Fórum da Comarca de Pedro Afonso realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra…

2 horas ago

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

13 horas ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

14 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

16 horas ago