Terminou nesta segunda-feira, 5, a capacitação Qualidade no Atendimento e Boas Práticas no Setor Público, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). O curso abordou conceitos e a importância da qualidade no atendimento público, além de apresentar formas e técnicas de aplicação do conteúdo no serviço público. Participaram da qualificação profissional 20 servidores de diversas secretarias municipais de Palmas.
Segundo o instrutor José Marcos Silva Cardoso, no curso foram ensinadas técnicas que demonstram que um bom atendimento é uma escolha. “Trabalhamos com estudos de caso que evidenciam, de forma imparcial, como é possível despertar nas pessoas o desejo de oferecer um atendimento de qualidade. As técnicas são simples e aplicáveis no dia a dia, desde o atendimento telefônico até a recepção e o contato com o público interno e externo. São ações básicas, mas com um potencial de transformação imenso”, destacou.
O assistente administrativo Cristiano Almeida da Mota, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), falou da importância de buscar melhorias para o atendimento público e se tornar um agente de mudança no ambiente de trabalho. Ele também ressaltou o aprendizado sobre mapeamento de processos e a troca de experiências entre os colegas como pontos enriquecedores da capacitação.
Já a servidora Ozair Américo da Silva, que atualmente está lotada no setor de Departamento Pessoal da Secretaria Municipal da Educação (Semed), destacou a importância de uma prestação de serviço público de excelência. “O curso me trouxe uma visão excelente sobre atendimento ao público. Agora consigo enxergar claramente a diferença entre um bom atendimento e um atendimento de excelência. E é essa visão que quero levar aos meus superiores, com o intuito de colocá-la em prática. Tudo o que aprendi aqui vai contribuir muito para o projeto que estou desenvolvendo”, concluiu.
A capacitação
Durante o curso, os servidores tiveram aulas com temas fundamentais para a melhoria de suas atividades funcionais, como o papel da liderança e da equipe na administração pública. Também foram discutidas práticas que impactam diretamente na qualidade do atendimento, como a escuta ativa do cidadão, a padronização de procedimentos e a capacitação contínua dos servidores, contribuindo para um atendimento mais humano e eficiente no setor público.
Texto: Samile Marinho – estagiária sob a supervisão da jornalista Jurbiléia Pinto
Edição: Iara Cruz
Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou, ao longo desta semana, sessões ordinárias em que…
As riquezas naturais do Jalapão, no Tocantins, estão novamente sob os holofotes da arte. O…
Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…
Semed promove reunião com membros do Fórum Permanente da Educação de Palmas Encontro realizado nesta…
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…