O Senado fará uma sessão de debates temáticos nesta quinta-feira (8), às 10h, para discutir o projeto de lei que trata da exploração de jogos e apostas em todo o território nacional (PL 2.234/2022). Relatado pelo senador Irajá (PSD-TO), o texto, de autoria do deputado Renato Vianna (MDB/SC), foi aprovado em junho pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em discussão no Senado desde março de 2022, o projeto prevê a criação de dois impostos, cuja arrecadação será compartilhada com os estados, Distrito Federal, municípios, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e para os fundos de esporte e cultura.
A regulamentação das loterias fica de fora do projeto e permanecem sujeitas a legislação especial. O senador Irajá defende a votação da matéria ainda em agosto. Para ele, a proposta proporcionará ganhos ao país com o aumento da arrecadação e do número de turistas estrangeiros.
O projeto prevê a criação de dois impostos, cuja arrecadação será compartilhada com os estados, Distrito Federal, municípios, Embratur e fundos de esporte e cultura. Os senadores contrários à proposta, como Eduardo Girão (Novo-CE), citam a possibilidade do fortalecimento do crime organizado, da lavagem de dinheiro e dos casos de ludopatia, que é o vício em jogos.
O projeto retornou à CCJ para a análise de emendas apresentadas no Plenário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
FCP divulga lista de eleitos para câmaras setoriais do Conselho Municipal de Políticas Culturais de…
Prefeitura de Palmas adota castração como estratégia para mais saúde e controle populacional de cães…
Círio de Nazaré em Palmas reforça turismo religioso e movimenta a economia Com apoio da…
Prefeitura de Palmas abre agendamento para posse online dos nomeados do Concurso da Educação Todos…
Obras de infraestrutura avançam na região da Baixada do Jardim Aureny III com execução dos…
Avenida comercial do setor Jardim Aureny II recebe nova sinalização viária Intervenção realizada pela Prefeitura…