Categories: Política

Simone Tebet defende reajuste de 100% na tabela do SUS


A candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, defendeu nesta sexta-feira (9) um reajuste de 100% da tabela SUS, com acréscimos anuais de 25% ao longo de 4 anos. Em visita ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo, a candidata disse que os recursos da área da saúde não são investidos adequadamente.

“Dinheiro tem, mas ele vai pelos desvãos da corrupção”, disse Simone. “Isso é inadmissível. Nós fazemos política com ética, com respeito”, acrescentou Tebet.

De acordo as entidades do setor, a defasagem da tabela SUS chega a 60%, em termos históricos, o que resulta numa dívida de R$ 20 bilhões.

A candidata prometeu que vai zerar, em no máximo 2 anos, a fila de cirurgias, consultas e exames acumulados no SUS durante a pandemia. “Para isso, vamos manter o Estado de Calamidade e criar um crédito extraordinário”, assegurou.

Tebet anunciou também que promoverá a regionalização da saúde, um projeto previsto em seu programa de governo, com a criação de cerca de 300 polos regionais. A candidata pretende elevar gradualmente a participação da União no financiamento do SUS, que gira em torno de 42%, mas precisa alcançar ao menos 50%.

No início da tarde, Tebet visitou a cidade de Franca, no nordeste do estado de São Paulo. A senadora defendeu a reforma tributária para geração de empregos no país.

“Minha proposta é gerar empregos de qualidade, com carteira de trabalho assinada. Isso não é possível sem recuperarmos o poder da indústria com condições macroeconômicas estáveis, qualificação do nosso trabalhador, reforma tributária que diminua a carga da pessoa jurídica e ajuda financeira para os setores de tecnologia e inovação”, disse Tebet.

Segundo a candidata, é importante reduzir o Custo Brasil para estimular a economia e, consequentemente, gerar empregos e renda. “Diminuir o Custo Brasil significa o governo estar ao lado da iniciativa privada e do trabalhador. Além disso, é importante abrir o mercado para trazer os insumos mais baratos para que as máquinas operem com maior agilidade e menor custo para o setor produtivo”, disse.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Guarda Metropolitana de Palmas atende tentativa de feminicídio na Arso 111 | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas atende tentativa de feminicídio na Arso 111 Vítima sofreu ferimentos graves…

16 minutos ago

Prefeitura de Palmas autoriza reforma na parte elétrica do kartódromo da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas autoriza reforma na parte elétrica do kartódromo da Capital Ordem de serviço…

44 minutos ago

Comissão aprova tipificação de preconceito contra criança ou adolescente adotado – Notícias

08/12/2025 - 14:33   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Filipe Martins, relator do projeto…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas inicia vacinação contra o VSR em gestantes | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia vacinação contra o VSR em gestantes Vacina está disponível nas salas…

1 hora ago

Em Palmas, ETI Santa Bárbara promove oficina de ecobags com alunos da sala de recursos multifuncional | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, ETI Santa Bárbara promove oficina de ecobags com alunos da sala de recursos…

2 horas ago

Orçamento para o esporte aumenta mais de 60% com emendas parlamentares – Notícias

08/12/2025 - 13:37   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Vicentinho Júnior, relator setorial de esporte no…

2 horas ago