Categories: Política

Simone Tebet defende teto de gastos e desestatização de empresas


A defesa da manutenção do teto de gastos no país foi um dos destaques da candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, durante sabatina promovida pelos jornais O Globo, Valor Econômico, e rádio CBN, nesta quinta-feira (25).

Tebet classificou a medida como “única âncora fiscal que sobrou”, mas ressaltou que a regra precisa ser aperfeiçoada. “Eu garanto a vocês, se não fosse o teto, mesmo ele sendo completamente furado, o orçamento secreto não seria só de R$ 19 bilhões, seria muito mais que isso. Ele [o teto de gastos] é a única âncora fiscal que sobrou. Precisa ser melhorada, pode ser aprimorada sim, mas é a âncora que nós temos”, reforçou acrescentando que a área de Ciência e Tecnologia, em um eventual governo dela, ficará fora do teto.

A presidenciável voltou a criticar o orçamento secreto que avaliou, pode ser “o maior esquema de corrupção do planeta Terra”. Diante disso a candidata garantiu que, caso eleita, dará total transparência às chamadas emendas de relator. Tebet também defendeu transparência por parte de sua equipe ministerial e no uso do cartão corporativo.

Desestatizações

Declaradamente contrária à privatização da Petrobras, a candidata afirmou que, se eleita, não quer “privatizar por privatizar” as empresas públicas. “O Brasil está precisando de posicionamentos centrados, não é oito ou 80, não é ser totalmente a favor de todas as privatizações ou ser estatizante”, disse.

Tebet defendeu manter empresas que prestam serviços importantes à população e privatizar empresas como Eletrobras, Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), responsável prestar serviços na área de projetos, estudos e pesquisas para subsidiar o planejamento da infraestrutura, da logística e dos transportes no país.

Terras

A presidenciável disse ser favorável à demarcação de terras indígenas, desde que a medida tenha como base um estudo antropológico. “Sou contra a invasão dessas áreas antes, seja por uma lado, seja por outro”. Ao falar sobre Meio Ambiente a emedebista prometeu políticas para o “desmatamento ilegal zero na Amazônia”. Até o fechamento desta reportagem não constava mais nenhuma agenda de campanha da candidata para hoje.

Clique aqui e confira a agenda de todos os candidatos à Presidência para esta quinta-feira.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Escolas da rede municipal de Palmas realizam mobilização da comunidade vizinha para aumentar a adesão à EJA | Prefeitura Municipal de Palmas

Escolas da rede municipal de Palmas realizam mobilização da comunidade vizinha para aumentar a adesão…

12 horas ago

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional em apresentações exclusivas | Prefeitura Municipal de Palmas

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional em apresentações exclusivas Babi Frazão, Janaína Torres e…

13 horas ago

Fundação Cultural de Palmas inicia seleção de obras para 9º Salão Palmense de Novos Artistas | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas inicia seleção de obras para 9º Salão Palmense de Novos Artistas…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas garante cadeira de delegada na IV Conferência Estadual LGBTQIA+ do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas garante cadeira de delegada na IV Conferência Estadual LGBTQIA+ do Tocantins Participação…

14 horas ago

Saúde de Palmas orienta sobre as vacinas indicadas para cada fase da vida | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas orienta sobre as vacinas indicadas para cada fase da vida Calendário vacinal…

15 horas ago