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Sistema de Avaliação Educacional de Palmas passa por revisão coletiva | Prefeitura Municipal de Palmas


Sistema de Avaliação Educacional de Palmas passa por revisão coletiva

Terceira avaliação bimestral está agendada para acontecer nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro

Nesta semana, os técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), que atuam na Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação, estão mobilizados na revisão coletiva dos itens que compõem as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) 2025. A atividade reúne os elaboradores para uma análise criteriosa dos conteúdos, garantindo o alinhamento à matriz de avaliação do Saep e aos objetivos pedagógicos da rede municipal.

A avaliação do Saep contempla os componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, história, geografia, artes, educação física e ciências da natureza. A revisão coletiva permite aos técnicos verificar a clareza, pertinência e adequação dos itens ao nível de aprendizagem dos alunos, assegurando a qualidade técnica e pedagógica das provas aplicadas na rede.

Em 2025, cerca de 31 mil alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Palmas participarão das quatro avaliações, realizadas em 57 unidades educacionais que ofertam o ensino fundamental. A avaliação bimestral três está agendada para acontecer nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro.

A diretora de Avaliação, Estatística e Formação, Andreane Dantas, destacou a relevância desta etapa do processo, afirmando que “a revisão coletiva garante maior precisão e alinhamento dos itens, assegurando que as provas reflitam as habilidades e competências que se pretende avaliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos”.

Sobre o Saep

Criado em 2012, o Saep é uma avaliação externa que tem como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da Educação Básica. Seus resultados permitem identificar as dificuldades específicas dos alunos em relação ao currículo, além de verificar se apresentam habilidades e pré-requisitos necessários para os processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o Saep contribui diretamente para o monitoramento e aprimoramento das políticas educacionais.

Texto: Iolete Marques

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

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