Palmas encerrou sua participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA) no sábado, 15. No último dia da delegação da Capital no evento, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizou o lançamento do Guia de Boas Práticas em Gestão Ambiental Urbana em Municípios da Amazônia Legal, ao qual o Município está integrado, por meio do Sistema Municipal de Infraestrutura Verde (SisMIV).
De acordo com o MMA, o guia reúne 18 boas práticas, entre elas o Sistema Municipal de Infraestrutura Verde (SisMIV), que foi selecionado, por meio de um processo seletivo que recebeu a contribuição de 58 municípios dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal. A iniciativa foi apresentada pelo biólogo e diretor de Gestão Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Marcelo Grison, no painel “Mutirão ReDUS na COP30 – Mapeando e Conectando Ações Concretas de Desenvolvimento Urbano Sustentável”, na COP30.
No guia, gestores municipais apresentam boas práticas locais que auxiliam na transformação climática das cidades que compõem a Amazônia Legal. Ações que promovem melhor qualidade de vida para os moradores.
SisMIV
De acordo com a FMA, o SisMIV é uma “rede multifuncional de fragmentos permeáveis e vegetados, conectando áreas públicas e privadas, rurais e urbanas”, que tem como objetivo restaurar processos naturais e serviços ecossistêmicos.
Por conta das mudanças climáticas, Palmas é uma cidade que sofre com calor extremo e estiagem prolongada e o SisMIV chega como um instrumento de planejamento territorial verde, combinando conservação, drenagem, lazer e resiliência climática.
As principais funções do SisMIV são:
- regulação climática e térmica;- controle de enchentes e drenagem sustentável;- proteção da biodiversidade;- oferta de lazer e bem-estar;- mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos
Prefeitura de Palmas reforça a política de Saúde com mutirão de cadastro e atendimento itinerante…
Guarda Metropolitana de Palmas encontra jabuti albino no Parque Cesamar Por se tratar de um…
A valorização das narrativas que compõem a pluralidade social e o enfrentamento ao silenciamento histórico…
O Ministério da Saúde confirmou o pagamento de mais de R$ 24 milhões em recursos…
Aprovada Lei 3.297 que moderniza gestão da alimentação escolar e recursos em Palmas Centralização das…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que o serviço de telefonia VoIP apresenta…