Categories: Palmas

Solenidade marca abertura do ano letivo da rede municipal de ensino | Prefeitura Municipal de Palmas


Solenidade marca abertura do ano letivo da rede municipal de ensino

Evento realizado na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos teve a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos e reuniu alunos, professores, técnicos da educação e autoridades

A solenidade de abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, na manhã desta segunda-feira, 3, foi com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos e da primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos. Realizada na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Arno 44 (409 Norte), a programação reuniu alunos, professores, técnicos da educação e autoridades e contou com a apresentação da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas (GPM).

O momento foi marcado de muita emoção já que a escola homenageia o patriarca da família do prefeito da Capital. Durante o evento Eduardo Siqueira doou à unidade de ensino uma fotografia histórica familiar contendo a imagem dos seus avós paternos, Mestre Pacífico e Regina (in memoriam), presente recebido de seu pai, governador Siqueira Campos (in memoriam). A imagem emoldurada passa a fazer parte do acervo da escola e deve ser exposta na direção da unidade.

O aluno do 9° ano, Luiz Noleto, 14 anos, leu durante a cerimônia o poema ‘Ao Mestre e ao Filho’, do poeta e professor de carreira, Atlas Araújo Ponce, escrito especialmente para o momento. O poema homenageia a família do gestor e seu legado. 

Durante a cerimônia, a secretária municipal da Educação, Débora Guedes, destacou o esforço em assegurar às famílias palmenses o direito às aulas seguindo pontualmente o calendário escolar estabelecido para o ano letivo de 2025. “Trabalhamos muito para que de fato as aulas começassem no tempo previsto, mais do que isso, entendemos isso como a garantia desse direito”. Débora pediu o apoio das famílias, técnicos, professores e alunos para estarem engajados no propósito de fazer a educação de Palmas avançar.

Por fim,  o prefeito Eduardo conversou com os alunos e pediu que reparassem no papel do maestro da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana de Palmas e como ele se comunica com a orquestra. “Esse é o professor de vocês que está a frente da sala de aula. E se todos vocês tiverem com ele uma harmonia, ouvirem os seus ensinamentos, respeitarem suas decisões, vocês estarão me enchendo de orgulho”, disse, completando que “a boa música é tocada na harmonia entre o maestro e os integrantes da banda, assim com deve ser em suas casas e em sua escola”. 

Texto: Aline Belous/Semed

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto prevê atendimento psicológico para brasileiras sob violência no exterior — Senado Notícias

Um projeto de lei apresentado no Senado prevê atendimento psicológico on-line às brasileiras no exterior…

28 minutos ago

Câmara de Palmas realizará audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP), por meio da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e…

5 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 20/2 a 27/2

Portaria Nº 455 de 13 de fevereiro de 2026  Dispõe sobre a escala…

21 horas ago

Abertura de empresas desacelera em 2026, mas saldo segue positivo no Tocantins | ASN Tocantins

Apesar de um ritmo mais moderado na abertura de empresas no início de 2026, o…

22 horas ago

2ª Câmara Cível pauta sessão extraordinária presencial com 590 processos para a próxima quarta-feira (25/2)

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) pautou a primeira sessão…

22 horas ago

CNJ registra iniciativa da Esmat e ações do TJTO que levam memória da escravidão ao público

O Relatório Final do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”, do Conselho Nacional de…

1 dia ago