Primeira tentativa de lançamento da Starship estava programada para está segunda-feira, 17, mas foi reagendada; Elon Musk disse que uma ‘válvula de pressurização parecia estar congelada’
A SpaceX adiou a tentativa de lançamento do foguete mais poderoso já construído, que foi projetado para enviar astronautas à lua e talvez além. Esse seria o primeiro voo da Starship. “Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, escreveu Elon Musk no Twitter. “Aprendi muito hoje, agora descarregando o propulsor, tentando novamente em alguns dias…”, acrescentou. A previsão é que a próxima tentativa ocorra em 48 horas, na quarta-feira, 19. O adiamento não foi uma surpresa e já era esperado, pois já se tinham perspectiva de que outros testes vão acontecer durante a semana. O lançamento estava programado para acontecer às 10h20, em Brasília, na base de Boca Chica, no estado do Texas – enorme base texana da empresa espacial privada, de propriedade do bilionário Elon Musk. A Nasa, agência espacial americana, escolheu a cápsula Starship para transportar seus astronautas à Lua como parte da missão Artemis III, programada para decolar no final de 2025. A Starship consiste em uma cápsula reutilizável de cerca de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga, e o propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, com cerca de 70 metros.
A SpaceX concluiu um teste de lançamento bem-sucedido de todos os 33 motores Raptor no primeiro estágio da Starship, em fevereiro. O propulsor Super Heavy foi amarrado ao solo durante o lançamento teste, também conhecido como lançamento estático, para evitar que decolasse. O foguete nunca voou em sua configuração completa, alimentado pelo primeiro estágio. A NASA levará astronautas à órbita lunar em novembro de 2024 usando seu próprio foguete espacial, o Space Launch System (SLS), que está em desenvolvimento há mais de uma década. O Starship é maior e mais poderoso que o SLS, gera 17 milhões de libras de empuxo, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V usados para enviar os astronautas das missões Apollo à Lua. A SpaceX espera lançar uma nave estelar em órbita e reabastecê-la para que possa continuar sua jornada para Marte ou além. A ideia de usar um lançador reutilizável é reduzir o custo das missões. Cada voo da Starship poderia custar “menos de US$ 10 milhões”, disse Musk no início do ano passado.
*Com informações da AFP
Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 Quantidade representa aproximadamente…
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 3.824/2023, que cria a…
Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede…
Em Palmas, ETI Sueli Reche realiza colação de grau para alunos do 9º ano Solenidade…
Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…