Categories: Estado

STJ publica edital para preencher seis vagas de juízes temporários na Terceira Seção, especializada em matéria criminal


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, nesta quinta-feira (2), edital de chamamento para juízas e juízes federais e de direito interessados em atuar, de forma temporária e excepcional, no apoio aos gabinetes da Terceira Seção, especializada em direito penal. A convocação se destina ao preenchimento de seis vagas atualmente abertas e daquelas que vierem a abrir nos próximos seis meses.

O edital segue as disposições da Resolução STJ/GP 16/2024 e da Instrução Normativa 13/2025, que tratam da convocação para atuação temporária de magistrados na Terceira Seção do STJ.

As inscrições estarão abertas entre 13 e 17 de outubro. Os interessados que preencherem todos os requisitos do edital deverão enviar currículo resumido para o email auxiliares.temporáEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com destaque para o tempo de judicatura e de atuação em vara de competência criminal.

A seleção dos inscritos será feita pela Presidência do STJ, que observará a paridade de gênero, a proporcionalidade entre as regiões do país e a representatividade das magistraturas federal e estadual. Em seguida, a listagem ficará à disposição dos gabinetes dos ministros da Terceira Seção para a designação dos escolhidos.

Os convocados atuarão de forma remota – ou seja, não precisarão se deslocar para o STJ – e sem prejuízo de suas atividades normais nos tribunais de origem. Antes do efetivo exercício das funções de auxílio aos gabinetes, todos participarão de treinamento presencial em Brasília.

Auxílio temporário à Terceira Seção contará com 50 magistrados convocados

A atuação dos juízes no auxílio temporário à Terceira Seção teve início em outubro de 2024, com a convocação de 100 magistrados. Após a expressiva diminuição do acervo processual obtida com o apoio da força-tarefa, o STJ decidiu reduzir para 50 o número de juízes convocados. O novo edital busca apenas completar esse número, preenchendo as vagas existentes e formando cadastro de reserva para necessidades futuras.

O prazo de atuação dos magistrados convocados é de seis meses, e as prioridades do auxílio temporário foram definidas pelo Conselho de Administração do tribunal.

A Presidência fará a redistribuição dos juízes que manifestaram interesse na prorrogação entre os gabinetes, obedecendo aos critérios estipulados no artigo 1º, inciso II, da Resolução STJ/GP 28, de 21 de agosto de 2025.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

2 horas ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

3 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

4 horas ago

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

5 horas ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

6 horas ago