A subcomissão temporária do Senado criada para debater e avaliar o ensino médio no Brasil aprovou seu plano de trabalho nesta terça-feira (18). Além disso, definiu a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) como a relatora do grupo.
O plano de trabalho foi sugerido pela presidente da subcomissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE). O texto prevê a realização de sete audiências públicas, com a primeira marcada para 26 de abril, além de uma pesquisa de opinião pública — que seria implementada pelo DataSenado — sobre a percepção de “desafios e perspectivas para o ensino médio”. O plano também prevê visitas parlamentares a escolas públicas de ensino médio.
— As visitas ajudarão na identificação dos limites e das perspectivas (…), contrastando situações consideradas satisfatórias com aquelas consideradas críticas, em cada sistema visitado, nas cinco regiões do país, com calendário a ser definido pela subcomissão — disse Teresa.
As atividades descritas no plano de trabalho devem ser realizadas entre abril e julho. De acordo com o texto, o relatório final deve ser apresentado em julho — e sua votação na subcomissão está prevista para agosto.
Ao ressaltar a importância da subcomissão, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu o “aprimoramento do ensino para qualificar mão de obra para o mercado”, inclusive com a participação de empreendedores e startups.
— Nós temos uma realidade triste dos nossos jovens, pois pouco mais de 20% estão no ensino superior. Os demais, 78%, 79%, estão fora da escola. Nós temos hoje, na área de tecnologia, 700 mil cargos que não têm pessoal qualificado para ocupar. Isso a gente percebe que não é só na tecnologia; em vários segmentos nós não temos, de fato, a mão de obra qualificada.
Essa subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Educação do Senado (CE), a pedido da senadora Teresa Leitão. O grupo tem prazo de 180 dias para realizar seus trabalhos.
Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Prefeitura de Palmas regulamenta contratação imediata de professores substitutos para a rede de ensino Medida…
Com foco em celeridade, organização e transparência, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) implementou…
Patrulha Mulher Segura capacita agentes sobre o uso do prontuário de atendimento em casos de…
Prefeitura de Palmas alerta educadores sobre prazo de cadastramento obrigatório no Saeb 2025 Cadastro deve…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou a primeira edição do boletim analítico Olhares Plurais.…
Na Semana Nacional do Trânsito, Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre mobilidade urbana…