A cidade de Palmas receberá a edição 2025 da Superliga Melhor Idade da América, que acontecerá em julho. Considerado o maior evento de voleibol adaptado do continente, o torneio reúne atletas da terceira idade em disputas cheias de energia e superação. Até o momento, cinco países já confirmaram presença, e a expectativa é de que mais de dois mil participantes estejam envolvidos na competição.
Para tornar o evento possível, a Prefeitura de Palmas garantiu apoio logístico e estrutural. Segundo o presidente da Fundesportes, Vinicius Tundela, a realização da Superliga Melhor Idade da América em Palmas, além de promover, inclusão, bem-estar e valorização da pessoa idosa por meio do esporte, vai fomentar a economia da Capital. “Eu acredito que vai ser o maior evento do ano em termos de retorno econômico e esportivo na Capital. A turma a partir de 60 anos que vai participar é empolgada e motiva outras pessoas que não estão incluídas no esporte, o que garante mais turistas e fortalecimento da imagem de Palmas”, afirmou.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), Lucas Rodrigo Dimarco, Palmas foi escolhida para receber a competição por ter sediado com sucesso a 5ª final nacional em janeiro. “O evento foi um sucesso e, com o apoio da gestão pública municipal, a Capital se tornou ideal para receber a Superliga das Américas”, avaliou.
Turismo
Conforme a Agência de Turismo de Palmas (Agtur), a estimativa é de grande impacto econômico financeiro, com destaque para a ocupação da rede hoteleira, movimentação no comércio e aumento no fluxo turístico.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) e da Agência de Turismo, apoia a competição, que é organizada pela CBVA, e está prevista para ocorrer entre os dias 9 e 13 de julho.
Vó Vôlei
A realização da Superliga em Palmas também deve garantir mais enfoque para o ‘Vó Vôlei’, projeto de vôlei adaptado para idosos, promovido pela Fundesportes desde 2019, com o público do Parque da Pessoa Idosa.
Para o idealizador do Projeto, o professor de Educação Física Alan Dutra, “a realização da Superliga em julho mostra o quanto a modalidade tem impacto positivo na vida das pessoas idosas – um público que mais cresce no mundo, e será fundamental para dar visibilidade ao projeto, inspirando outros gestores públicos e privados a enxergarem o potencial dessa ação, que promove saúde, prevenção de doenças e qualidade de vida na terceira idade”.
Texto: Samara Martins
Edição: Iara Cruz
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, na noita desta segunda-feira (1°),…
A senadora Professora Dorinha (União) abriu, nesta quinta-feira (4), em Palmas, o Encontro Estadual pela…
O Senado promove na sexta-feira (12), a partir das 14h, uma sessão especial para comemorar…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) comemorou a publicação da Portaria MCID nº 996, de…
08/09/2025 - 15:53 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Aureo Ribeiro, relator da proposta A Comissão…
A aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que cria…