Categories: Brasil

Taxa de inscrição e prazos: Confira tudo que você precisa saber para se inscrever no Enem 2023


Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país e deve reunir milhões de candidatos que tentam ingressar no Ensino Superior

LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Participação no Exame é requisito para solicitar benefícios estudantis, como Fies, Prouni e Sisu

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 começaram nesta segunda-feira, 5, e vã até o dia 16 de junho. Considerado uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil, o Enem atrai milhões de candidatos anualmente. Além de servir como critério de seleção, a prova também é necessária para aplicação em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, com 180 questões e uma redação. A inscrição deve ser feita na página do participante, no site do exame, e só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 85 em 2023. Confira abaixo todas as informações que você precisa saber sobre o Enem 2023.

Qual é o prazo de inscrição do Enem 2023?

As inscrições para a realização da prova começaram nesta segunda-feira, 5, e irão se estender até a próxima sexta-feira, 16. No entanto, a inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser quitada até dia 21 de junho.

Por onde a inscrição deve ser feita?

A inscrição deve ser feita pelo próprio candidato na Página do Participante. Para acessá-la, clique aqui. Nela, o candidato deverá informar seus dados pessoais, de contato, escolher a língua estrangeira de sua prova (inglês ou espanhol), apontar o Estado e o município em que deseja realizar o exame e criar seu cadastro.

Qual é o valor da taxa de inscrição e quais são as formas de pagamento aceitas?

Para o Enem de 2023, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85, com o valor devendo ser quitado até o dia 21 de junho. Caso contrário, a inscrição não será válida. Para realizar o pagamento, os candidatos poderão optar por transferências via Pix, boleto bancário ou cartão de crédito.

Qual o formado das provas e em quais dias elas serão aplicadas?

O exame terá 180 questões, sendo dividido em quatro áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, será aplicada uma redação. No dia 5 de novembro, os candidatos realizarão a prova de Linguagens, com 40 questões de língua portuguesa e 5 da língua estrangeira escolhida pelo candidato; de Ciências Humanas , também com 45 questões, e a redação. Já no dia 12 de novembro, serão aplicadas a provas de matemática e ciências da natureza, ambas com 45 questões.

Quais documentos eu preciso apresentar para fazer a inscrição?

Para a realização da inscrição, o candidato deverá informar seu nome completo, seu CPF e sua data de nascimento. Além disso, informações de contato e de endereço também deverão ser informadas na hora do cadastro.

Qual será o cronograma do Enem 2023

As inscrições vão do dia 5 ao dia 16 de junho, com o prazo final para quitação da taxa sendo 21 de junho. Solicitações de Tratamento Especializado e Tratamento por Nome Social também vão do dia 5 ao dia 16, com o resultado sendo divulgado no dia 26 de junho. Recursos do resultado poderão ser solicitados entre os dias 26 e 30 de junho, sendo que o resultado deles será conhecido no dia 5 de julho. A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, com o gabarito sendo divulgado oficialmente no dia 24. Já a versão do Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade, e a reaplicação acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro. Os resultados finais serão conhecidos no dia 16 de janeiro de 2024.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Reunião do comitê de política antimanicomial alinha implantação do Serviço de Residência Terapêutica em Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento…

11 horas ago

Justiça valida ato da Prefeitura de Araguaína e mantém área da Chácara 514 com o município, mas anula desmembramento do imóvel

Um imóvel urbano com área de 13.137,25 m², que teve a incorporação ao patrimônio municipal…

12 horas ago

TJTO abre campanha Varal Solidário 2026 e mobiliza doações para o Pop Rua Jud em Araguaína e Gurupi

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início à campanha Varal Solidário 2026, que…

14 horas ago

Prorrogado prazo de consulta pública sobre desafios do Judiciário até 27/2

O prazo para envio de sugestões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o enfrentamento…

16 horas ago

Em Taquaruçu, pequenos negócios viram vitrine do Sebrae para lideranças nacionais | ASN Tocantins

Depois de reuniões técnicas e agendas institucionais em Palmas, lideranças nacionais do Sebrae deixaram os…

17 horas ago

Poder Judiciário Tocantinense e Esmat certificam 88 residentes da Turma III do Programa de Residência em Prática Jurídica

O Poder Judiciário Tocantinense, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realizou, nesta…

20 horas ago