Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país e deve reunir milhões de candidatos que tentam ingressar no Ensino Superior
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 começaram nesta segunda-feira, 5, e vã até o dia 16 de junho. Considerado uma das principais portas de entrada para o Ensino Superior no Brasil, o Enem atrai milhões de candidatos anualmente. Além de servir como critério de seleção, a prova também é necessária para aplicação em programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, com 180 questões e uma redação. A inscrição deve ser feita na página do participante, no site do exame, e só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 85 em 2023. Confira abaixo todas as informações que você precisa saber sobre o Enem 2023.
As inscrições para a realização da prova começaram nesta segunda-feira, 5, e irão se estender até a próxima sexta-feira, 16. No entanto, a inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser quitada até dia 21 de junho.
A inscrição deve ser feita pelo próprio candidato na Página do Participante. Para acessá-la, clique aqui. Nela, o candidato deverá informar seus dados pessoais, de contato, escolher a língua estrangeira de sua prova (inglês ou espanhol), apontar o Estado e o município em que deseja realizar o exame e criar seu cadastro.
Para o Enem de 2023, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85, com o valor devendo ser quitado até o dia 21 de junho. Caso contrário, a inscrição não será válida. Para realizar o pagamento, os candidatos poderão optar por transferências via Pix, boleto bancário ou cartão de crédito.
O exame terá 180 questões, sendo dividido em quatro áreas: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, será aplicada uma redação. No dia 5 de novembro, os candidatos realizarão a prova de Linguagens, com 40 questões de língua portuguesa e 5 da língua estrangeira escolhida pelo candidato; de Ciências Humanas , também com 45 questões, e a redação. Já no dia 12 de novembro, serão aplicadas a provas de matemática e ciências da natureza, ambas com 45 questões.
Para a realização da inscrição, o candidato deverá informar seu nome completo, seu CPF e sua data de nascimento. Além disso, informações de contato e de endereço também deverão ser informadas na hora do cadastro.
As inscrições vão do dia 5 ao dia 16 de junho, com o prazo final para quitação da taxa sendo 21 de junho. Solicitações de Tratamento Especializado e Tratamento por Nome Social também vão do dia 5 ao dia 16, com o resultado sendo divulgado no dia 26 de junho. Recursos do resultado poderão ser solicitados entre os dias 26 e 30 de junho, sendo que o resultado deles será conhecido no dia 5 de julho. A prova será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, com o gabarito sendo divulgado oficialmente no dia 24. Já a versão do Enem PPL, voltado para pessoas privadas de liberdade, e a reaplicação acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro. Os resultados finais serão conhecidos no dia 16 de janeiro de 2024.
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…