Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 8, a Prefeitura de Palmas antecipou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) o projeto de ampliação da coleta seletiva de lixo na Capital. Participaram do encontro representantes das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), Zeladoria Urbana, Educação (Semed), Saúde (Semus), Comunicação (Secom), Controladoria Geral do Município, Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos dee da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA).
Na ocasião, foi apresentado ao TCE como o sistema atual de coleta seletiva está estruturado, quais são as bases já existentes e os projetos que serão implementados para sua ampliação e melhoria. O plano também definiu, de forma clara, os papéis de cada órgão envolvido, além da previsão orçamentária que cada setor deverá incluir em seus planejamentos para os próximos três anos, com o objetivo de garantir investimentos efetivos nessa modalidade de coleta.
Coordenado pela FMA, o projeto é multisetorial e envolvem ações integradas de diversas pastas, como Infraestrutura, Zeladoria Urbana, Comunicação e Saúde, contemplando desde a coleta de recicláveis até a conscientização e mobilização da comunidade. Entre as ações previstas estão a intensificação da educação ambiental, campanhas publicitárias e a ampliação da rede de ecopontos na cidade.
O presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, destacou que Palmas já conta com a coleta seletiva, focada atualmente nos ecopontos, mas que a iniciativa ainda ocorre de forma tímida. “Neste segundo semestre vamos investir fortemente em educação ambiental, em articulações com associações de moradores e síndicos de condomínios. A partir do próximo ano, daremos início à execução plena do projeto, com a implantação de novos ecopontos e a implementação de um sistema de coleta seletiva nas quadras residenciais. Esse processo será contínuo e progressivo, sempre com o objetivo de melhorar o sistema”, ressaltou.
Texto: Samara Martins
Edição: Juliana Matos
Gestão Municipal de Palmas fortalece autonomia de mulheres com formação focada em vendas e relacionamento…
Mais de oito mil ovos do Aedes Aegypti são capturados com armadilhas denominadas de ovitrampas…
Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro…
Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional Profissionais destacam…
Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…
3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto Ato integra a…