Na tarde desta terça-feira, 16, técnicas da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) se reuniram com o objetivo de realizar uma análise detalhada do Plano Educacional Individualizado (PEI). O documento é uma ferramenta de apoio pedagógico que visa auxiliar o acompanhamento de crianças com necessidades educacionais específicas, na rede municipal de ensino de Palmas, abrangendo escolas de educação infantil, de ensino fundamental – anos iniciais, e escolas de tempo parcial e de tempo integral.
O PEI já é uma realidade adotada nas unidades educacionais da Capital e é fundamentado em legislação específica, que garante aos alunos com necessidades educacionais específicas o direito ao atendimento individualizado, que consiste na adaptação curricular e estratégias pedagógicas. “Esse direito é assegurado a todos os alunos, e estamos aprimorando e organizando as diretrizes para que o PEI seja implementado de forma mais clara e pontual, considerando a realidade de cada aluno no contexto pedagógico”, esclarece a superintendente de Educação Inclusiva, professora Francisca Vera Alves Martins.
Após a reunião, que marca o início de uma nova etapa, será alinhado com todas as áreas da Semed Palmas, os processos do programa de apoio e acompanhamento da educação infantil. “Cada etapa será minuciosamente analisada e, com base nessa análise, simplificaremos os procedimentos, se necessário, e direcionaremos o atendimento de forma pontual e objetiva. O resultado será um documento conciso, relevante e focado em resultados concretos”, pontua a professora Francisca Vera.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Iara Cruz
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