Categories: Estado

TJ de Mato Grosso é anunciado como sede do 18º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec) em novembro


 O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, sediado na capital, Cuiabá, receberá a 18ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec) entre os dias 12 e 14 de novembro. O anúncio da próxima sede da entidade, criada em 2014 e que busca o fortalecimento da política judiciária de tratamento adequado de conflitos, ocorreu no final desta terça-feira (17/6), segundo dia do 17º Fonamec, realizado em Palmas.

O comunicado sobre a próxima edição coube ao desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, do TJMT, que estava no palco do auditório do Palácio Rio Tocantins, ao lado da juíza Cristiane Padim da Silva, também do Judiciário mato-grossense.

“Eu não poderia deixar de agradecer e elogiar a acolhida maravilhosa que nós tivemos aqui em Palmas, fruto de muita dedicação e muito trabalho de desembargadores, juízes e servidores, o que torna difícil para Mato Grosso, porque nós temos que igualar, e isso não será nada fácil”, disse, antes de completar:

“Não sei se conseguiremos, mas prometo que nós vamos tentar fazer um pouco deste calor, pois Palmas é tão quente quanto Cuiabá, e Cuiabá também tem o mesmo calor para receber como tem o povo de Palmas. E é assim que nós esperamos atender a todos em novembro.”

Ao encerrar o segundo dia de evento, a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Silvana Maria Parfieniuk, agradeceu a presença e a participação dos presentes.

“Tenho orgulho de estar nesta tribuna para me dirigir a todos e agradecer, carinhosamente, a cada um dos que estão aqui, que nos prestigiam, participando deste evento que foi pensado e trabalhado em prol de atender a todos que estão aqui. Esperamos ter correspondido às expectativas de todos e, neste momento, encerramos a parte pedagógica do Fonamec”, disse a juíza, ao lembrar que, na quarta-feira (18/6), pela manhã, haverá reunião com os membros do fórum.

Fonamec

Criado em 2014, a partir do Encontro Nacional de Núcleos e Centros de Conciliação, o Fonamec tem como objetivo fortalecer a cultura da mediação e da conciliação no Brasil. O fórum reúne, anualmente, representantes dos 27 Tribunais de Justiça do país para alinhar diretrizes, compartilhar boas práticas e impulsionar políticas públicas voltadas à resolução consensual de conflitos.

Sediado em Palmas, o 17º Fonamec segue até o dia 18 de junho, com painéis temáticos, oficinas práticas e apresentação de experiências inovadoras de mediação e conciliação vindas de diferentes regiões do país.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Serviços, justiça e cidadania marcam o JUS em Ação em Novo Acordo, na região do Jalapão

“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva,…

1 hora ago

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital Reunião promovida…

2 horas ago

Palestra sobre o impacto das emoções na saúde é realizada em Pedro Afonso

O Fórum da Comarca de Pedro Afonso realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra…

2 horas ago

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

14 horas ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

15 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

16 horas ago