Categories: Estado

TJTO amplia condições especiais de trabalho e inclui magistrados(as) e servidores(as) com adoecimento mental, gestantes e pais no rol de beneficiários


Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) atualizou as normas que regulamentam a concessão de condições especiais de trabalho a magistrados(as) e servidores(as), por meio da Resolução nº 33. A nova norma altera a Resolução nº 03/2021 e amplia as medidas voltadas à criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre as principais mudanças está a inclusão de magistrados(as) e servidores(as) com adoecimento mental no rol de beneficiários. A concessão dessas condições dependerá de laudo da Junta Médica Oficial do TJTO e de acompanhamento contínuo por equipe multidisciplinar de saúde. O texto também prevê que o benefício pode ser revogado caso o tratamento prescrito não seja seguido.

Outra novidade é a extensão das condições especiais de trabalho a gestantes, lactantes, mães e pais, incluindo genitores monoparentais (que criam seus filhos sozinhos) e casais homoafetivos, por períodos determinados após o término das licenças maternidade, paternidade ou de adoção. Gestantes passam a ter direito ao regime especial a partir da comprovação da gravidez, enquanto lactantes poderão usufruí-lo até os 24 meses de vida da criança.

 

Procedimentos simplificados

A nova resolução também estabelece prazos e critérios mais claros para a manutenção e revisão das condições especiais, além de determinar que as solicitações relativas à gestação, amamentação e adoção possam ser feitas de forma direta, com apresentação de atestados médicos e sem necessidade de perícia técnica.

As alterações ampliam a proteção à maternidade, à infância e à saúde mental no serviço público, em consonância com as Resoluções CNJ nº 556/2024 e nº 560/2024, além do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).

A decisão foi aprovada pelo Tribunal Pleno na 18ª Sessão Ordinária Administrativa, realizada em 16 de outubro de 2025.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto idealizado pela Comarca de Araguaína arrecada material escolar e beneficia alunos de escola municipal rural

Promoção da justiça social, incentivo à educação inclusiva e fortalecimento do vínculo entre o Poder…

14 horas ago

Justiça do Tocantins realiza mais de 400 sessões do Tribunal do Júri em 2025; Augustinópolis e Palmas lideram com 52 julgamentos

O Poder Judiciário do Tocantins encerrou o ano de 2025 com a marca de 418…

16 horas ago

Comitê Gestor Interinstitucional do NAI de Palmas delibera melhorias no atendimento inicial a adolescentes em primeira reunião ordinária de 2026

Membros do Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas realizaram, nesta…

17 horas ago

Comissão aprova subsídio para acesso à internet de famílias na Amazônia – Notícias

30/01/2026 - 12:35   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Cleber Verde: exclusão digital acentua…

19 horas ago

Durante sessões extraordinárias, Câmara aprova LOA/2026 e Plano Plurianual da Capital – Câmara de Palmas

Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…

2 dias ago

Servidores(as) do TJTO participam de oficina de bombinhas de sementes nesta quinta-feira (29/1)

Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…

2 dias ago