Categories: Estado

TJTO assina acordo de cooperação técnica para contribuir com implantação do Eproc em outros Tribunais


Os Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJMG) do Rio de Janeiro (TJRJ) e o do Acre (TJAC) vão, a partir de agora, usar o Sistema de Processo Eletrônico Judicial, o Eproc. O acordo de cooperação técnica que autoriza o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a ceder a ferramenta foi assinado, nesta quinta-feira (7/12), em cerimônia na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre.

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a vice-corregedora da Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, participaram virtualmente da cerimônia. O TJTO, o TJRS, TJSC assinaram o documento como órgãos auxiliares na implantação da ferramenta e vão atuar no suporte, na manutenção, no treinamento e no desenvolvimento do Eproc no TJMG, TJRJ e TJAC.

Até então, o TJTO era o único Tribunal da região Norte a usar o Eproc. O sistema foi implantado há 12 anos e tem mais de 2,4 milhões de processos cadastrados e cerca de 57,8 mil usuários ativos, segundo dados de junho de 2023.

“O Eproc é um marco na evolução do judiciário tocantinense e hoje está consolidado como o meio tecnológico que garante agilidade, segurança, transparência e eficácia à prestação jurisdicional no Tocantins”, ressalta a presidente do TJTO reafirmando o compromisso com os demais Tribunais na implantação da ferramenta.

Durante a cerimônia, o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, falou sobre a importância de seu sistema de processo eletrônico: “O Eproc é a prova de que o serviço público brasileiro, os servidores públicos e o Poder Judiciário conseguem criar soluções. É um sistema que gigantes do Judiciário brasileiro estão aderindo.” 

O Eproc
O Eproc começou em 2003, inicialmente nos Juizados Especiais Federais dos estados do Sul. Já em 2010, passou a ser utilizado em todas as matérias e graus de jurisdição, da primeira instância ao TRF4. O sistema foi totalmente desenvolvido por servidores da área de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 4ª Região, com total segurança das informações e baixo custo para os cofres públicos. (Com informações do TRF4 e  TJMG)

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

projeto de Dorinha exige aviso nas embalagens • Senadora Professora Dorinha

A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…

20 minutos ago

Inscrições para jurados do Tribunal do Júri de Palmas terminam na segunda-feira (15/9)

Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…

31 minutos ago

Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade Urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…

54 minutos ago

Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…

2 horas ago

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes | Prefeitura Municipal de Palmas

Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…

3 horas ago