Categories: Estado

TJTO assina acordo de cooperação técnica para contribuir com implantação do Eproc em outros Tribunais


Os Tribunais de Justiça de Minas Gerais (TJMG) do Rio de Janeiro (TJRJ) e o do Acre (TJAC) vão, a partir de agora, usar o Sistema de Processo Eletrônico Judicial, o Eproc. O acordo de cooperação técnica que autoriza o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a ceder a ferramenta foi assinado, nesta quinta-feira (7/12), em cerimônia na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre.

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, e a vice-corregedora da Justiça, desembargadora Jacqueline Adorno, participaram virtualmente da cerimônia. O TJTO, o TJRS, TJSC assinaram o documento como órgãos auxiliares na implantação da ferramenta e vão atuar no suporte, na manutenção, no treinamento e no desenvolvimento do Eproc no TJMG, TJRJ e TJAC.

Até então, o TJTO era o único Tribunal da região Norte a usar o Eproc. O sistema foi implantado há 12 anos e tem mais de 2,4 milhões de processos cadastrados e cerca de 57,8 mil usuários ativos, segundo dados de junho de 2023.

“O Eproc é um marco na evolução do judiciário tocantinense e hoje está consolidado como o meio tecnológico que garante agilidade, segurança, transparência e eficácia à prestação jurisdicional no Tocantins”, ressalta a presidente do TJTO reafirmando o compromisso com os demais Tribunais na implantação da ferramenta.

Durante a cerimônia, o presidente do TRF4, desembargador Fernando Quadros da Silva, falou sobre a importância de seu sistema de processo eletrônico: “O Eproc é a prova de que o serviço público brasileiro, os servidores públicos e o Poder Judiciário conseguem criar soluções. É um sistema que gigantes do Judiciário brasileiro estão aderindo.” 

O Eproc
O Eproc começou em 2003, inicialmente nos Juizados Especiais Federais dos estados do Sul. Já em 2010, passou a ser utilizado em todas as matérias e graus de jurisdição, da primeira instância ao TRF4. O sistema foi totalmente desenvolvido por servidores da área de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da 4ª Região, com total segurança das informações e baixo custo para os cofres públicos. (Com informações do TRF4 e  TJMG)

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Parque Cesamar lotado vive noite de poesia, música e gesto solidário no Natal Luz de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Parque Cesamar lotado vive noite de poesia, música e gesto solidário no Natal Luz de…

4 horas ago

Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural | Prefeitura Municipal de Palmas

Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural Ação da Prefeitura…

20 horas ago

Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em…

23 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU Serão 100…

23 horas ago

Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense | Prefeitura Municipal de Palmas

Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense Programação continua neste sábado, 13, a partir das…

1 dia ago

Comitê de Priorização do Primeiro Grau realiza última reunião do ano com a Presidência do TJTO para debater demandas encaminhadas em 2025

O Comitê Gestor de Priorização do Primeiro Grau realizou, nesta sexta-feira (12/12), a última reunião…

2 dias ago