Categories: Estado

TJTO busca parceria do TCETO para fortalecer o projeto Maria nas Comunidades


Com o propósito de ampliar a rede de proteção às mulheres em situação de violência, a ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCETO) nesta quinta-feira (31/7), acompanhada de representantes do projeto Maria nas Comunidades, para apresentar a iniciativa e dialogar sobre a adesão da Corte de Contas ao programa.

“Buscamos esse apoio do TCE por se tratar de uma instituição de ampla atuação na valorização e fiscalização das políticas públicas nos municípios, cuja expertise é essencial para o fortalecimento das ações voltadas à proteção e promoção dos direitos das mulheres. Esta parceria representa um avanço significativo para consolidar o projeto ‘Maria nas Comunidades’ como um instrumento efetivo de transformação social”, destacou a desembargadora Ângela Prudente.

Durante a visita institucional, a presidência do TCETO sinalizou interesse em firmar a parceria e integrar a rede de cooperação e a coordenação do programa ficou de encaminhar o termo de cooperação para análise, a fim de formalizar o compromisso institucional. “Recebemos com grande satisfação a sinalização positiva do Tribunal de Contas em integrar e somar com essa rede de cooperação”, acrescentou a ouvidora da Mulher do TJTO.

“Projetos como este são fundamentais para fortalecer a proteção às mulheres nos municípios. Temos visto que muitas localidades ainda enfrentam sérias dificuldades para estruturar políticas públicas eficientes nessa área”, enfatizou o presidente do TCETO, Alberto Sevilha, que ressaltou a importância da ação. “A iniciativa “Maria nas Comunidades” é um passo importante para unir forças institucionais, compartilhar conhecimento técnico e buscar soluções que realmente cheguem a quem mais precisa.”

Acompanharam a ouvidora da Mulher do TJTO na visita ao presidente do TCETO: a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJTO (Cevid), juíza Cirlene Maria de Assis; a ouvidora regional e ouvidora das Mulheres + do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), juíza Silvana Maria Parfieniuk; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Larissa Rosenda; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Débora Cardoso Mesquita; a defensora pública Pollyana Lopes Assunção; a assessora da Ouvidoria da Mulher do TJTO, Alessandra Adorno; e a assessora de gabinete Kamilla Prado. O conselheiro Severiano Costandrade também participou do encontro.

 

Sobre o projeto

O Maria nas Comunidades é uma iniciativa da Ouvidoria da Mulher do TJTO. Lançado em março de 2023, tem como missão promover a conscientização e fortalecer a rede de apoio às mulheres vítimas de violência, levando informação, orientação e suporte diretamente às comunidades.

A proposta também busca sensibilizar a sociedade quanto à importância da denúncia e do uso dos canais de proteção, incentivando o engajamento comunitário na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, o TRE-TO, a OAB-TO e a Polícia Militar.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

12 horas ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

12 horas ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal…

12 horas ago

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei Em ação solidária apoiada…

13 horas ago

Nota técnica do TJTO para ações indevidas sobre sistema de crédito do Banco Central é aprovada pelo Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência

A Nota Técnica TJTO n. 17/2025, elaborada pelo Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento…

13 horas ago