Categories: Estado

TJTO e instituições do ‘Rede TO Sustentável’ dedicam uma hora em prol do planeta


Prédios do Poder Judiciário do Tocantins ficaram com as luzes apagadas, por uma hora, na noite do último sábado (25/3), durante a “Hora do Planeta” 2023. O Tribunal de Justiça do Tocantins e instituições parceiras da “Rede TO Sustentável” aderiram ao movimento mundial que tem como objetivo conscientizar sobre desafios socioambientais, como a emergência climática e a perda da biodiversidade.

Em Palmas, as sedes do TJTO, da Corregedoria da Justiça (CGJUS), da Escola Superior da Magistratura (Esmat) e do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi) aderiram à mobilização, além de 17 Fóruns (Palmas, Araguaína, Ananás, Itaguatins, Arapoema, Porto Nacional, Palmeirópolis, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Guaraí, Colinas, Miracema, Araguacema, Miranorte, Novo Acordo, Natividade e Cristalândia).

No Norte do estado, a comarca de Xambioá conseguiu mobilizar outras instituições como a Justiça Eleitoral, Batalhão da PM, o Senai e Escola Estadual Eurico Mota, que também apagaram suas luzes, durante a “Hora do Planeta”.  Entre os órgãos que fazem parte do “Rede TO Sustentável” participaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Prefeitura de Palmas.

A presidente da Comissão Permanente Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, desembargadora Ângela Prudente, lembra que o movimento “Hora do Planeta” é um chamado global para que se dedique 60 minutos à reflexão sobre as mudanças climáticas e o perigo da perda da biodiversidade. “É uma ação democrática, pois qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pode pausar a sua rotina por uma hora e direcionar seus pensamentos ao nosso planeta Terra, à necessidade de protegê-lo e de como somos protagonistas na defesa do meio ambiente.”

A desembargadora Ângela Prudente parabenizou, ainda, todas as pessoas e instituições que se mobilizaram para participar da ação. “Congratulo servidores, servidoras, magistrados, magistradas, parceiros da Rede TO Sustentável e a toda a sociedade tocantinense que aderiram a essa campanha mundial em prol da urgência que as questões climáticas reclamam e do esforço global para reverter a perda da nossa natureza.”

“Hora do Planeta”
 A “Hora do Planeta” é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, se tornou o maior movimento de base do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. (Com informações da WWF)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

leitura passa a integrar rotina socioeducativa no Case de Palmas com projeto do CNJ

“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…

19 minutos ago

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

20 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

21 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

21 horas ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

23 horas ago