Categories: Estado

TJTO e instituições do ‘Rede TO Sustentável’ dedicam uma hora em prol do planeta


Prédios do Poder Judiciário do Tocantins ficaram com as luzes apagadas, por uma hora, na noite do último sábado (25/3), durante a “Hora do Planeta” 2023. O Tribunal de Justiça do Tocantins e instituições parceiras da “Rede TO Sustentável” aderiram ao movimento mundial que tem como objetivo conscientizar sobre desafios socioambientais, como a emergência climática e a perda da biodiversidade.

Em Palmas, as sedes do TJTO, da Corregedoria da Justiça (CGJUS), da Escola Superior da Magistratura (Esmat) e do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi) aderiram à mobilização, além de 17 Fóruns (Palmas, Araguaína, Ananás, Itaguatins, Arapoema, Porto Nacional, Palmeirópolis, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Guaraí, Colinas, Miracema, Araguacema, Miranorte, Novo Acordo, Natividade e Cristalândia).

No Norte do estado, a comarca de Xambioá conseguiu mobilizar outras instituições como a Justiça Eleitoral, Batalhão da PM, o Senai e Escola Estadual Eurico Mota, que também apagaram suas luzes, durante a “Hora do Planeta”.  Entre os órgãos que fazem parte do “Rede TO Sustentável” participaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Prefeitura de Palmas.

A presidente da Comissão Permanente Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, desembargadora Ângela Prudente, lembra que o movimento “Hora do Planeta” é um chamado global para que se dedique 60 minutos à reflexão sobre as mudanças climáticas e o perigo da perda da biodiversidade. “É uma ação democrática, pois qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pode pausar a sua rotina por uma hora e direcionar seus pensamentos ao nosso planeta Terra, à necessidade de protegê-lo e de como somos protagonistas na defesa do meio ambiente.”

A desembargadora Ângela Prudente parabenizou, ainda, todas as pessoas e instituições que se mobilizaram para participar da ação. “Congratulo servidores, servidoras, magistrados, magistradas, parceiros da Rede TO Sustentável e a toda a sociedade tocantinense que aderiram a essa campanha mundial em prol da urgência que as questões climáticas reclamam e do esforço global para reverter a perda da nossa natureza.”

“Hora do Planeta”
 A “Hora do Planeta” é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, se tornou o maior movimento de base do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. (Com informações da WWF)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Retrospectiva 2025: Câmara aprovou proposta que altera licenciamento ambiental – Notícias

22/12/2025 - 10:50   José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná Proposta alterou regras para…

44 minutos ago

Propostas pelo Congresso, 19 novas leis ampliaram proteção às mulheres em 2025 — Senado Notícias

A legislação sobre proteção social das mulheres ganhou um reforço importante em 2025: o Congresso…

47 minutos ago

Retrospectiva 2025: deputados aprovaram isenção de IPVA e despacho gratuito de mala – Notícias

22/12/2025 - 10:51   Pedro Ventura/Agência Brasília Carros com mais de 20 anos de fabricação…

55 minutos ago

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…

2 dias ago

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…

2 dias ago

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

3 dias ago