Categories: Estado

TJTO e instituições do ‘Rede TO Sustentável’ dedicam uma hora em prol do planeta


Prédios do Poder Judiciário do Tocantins ficaram com as luzes apagadas, por uma hora, na noite do último sábado (25/3), durante a “Hora do Planeta” 2023. O Tribunal de Justiça do Tocantins e instituições parceiras da “Rede TO Sustentável” aderiram ao movimento mundial que tem como objetivo conscientizar sobre desafios socioambientais, como a emergência climática e a perda da biodiversidade.

Em Palmas, as sedes do TJTO, da Corregedoria da Justiça (CGJUS), da Escola Superior da Magistratura (Esmat) e do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi) aderiram à mobilização, além de 17 Fóruns (Palmas, Araguaína, Ananás, Itaguatins, Arapoema, Porto Nacional, Palmeirópolis, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Guaraí, Colinas, Miracema, Araguacema, Miranorte, Novo Acordo, Natividade e Cristalândia).

No Norte do estado, a comarca de Xambioá conseguiu mobilizar outras instituições como a Justiça Eleitoral, Batalhão da PM, o Senai e Escola Estadual Eurico Mota, que também apagaram suas luzes, durante a “Hora do Planeta”.  Entre os órgãos que fazem parte do “Rede TO Sustentável” participaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Prefeitura de Palmas.

A presidente da Comissão Permanente Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário, desembargadora Ângela Prudente, lembra que o movimento “Hora do Planeta” é um chamado global para que se dedique 60 minutos à reflexão sobre as mudanças climáticas e o perigo da perda da biodiversidade. “É uma ação democrática, pois qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo pode pausar a sua rotina por uma hora e direcionar seus pensamentos ao nosso planeta Terra, à necessidade de protegê-lo e de como somos protagonistas na defesa do meio ambiente.”

A desembargadora Ângela Prudente parabenizou, ainda, todas as pessoas e instituições que se mobilizaram para participar da ação. “Congratulo servidores, servidoras, magistrados, magistradas, parceiros da Rede TO Sustentável e a toda a sociedade tocantinense que aderiram a essa campanha mundial em prol da urgência que as questões climáticas reclamam e do esforço global para reverter a perda da nossa natureza.”

“Hora do Planeta”
 A “Hora do Planeta” é o principal movimento ambiental global do WWF. Nascida em Sydney, na Austrália, em 2007, se tornou o maior movimento de base do mundo pelo meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 190 países e territórios a realizar ações ambientais concretas. (Com informações da WWF)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Zanin determina volta de prefeito de Palmas ao cargo

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta quinta-feira (17), a volta…

2 horas ago

Relatório final da Semana Nacional da Saúde da Mulher Indígena é entregue às instituições parceiras no Tocantins

Relatório final da Semana Nacional da Saúde da Mulher Indígena é entregue às instituições parceiras…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas oferece palestra sobre normas para projetos em saúde para profissionais da construção civil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferece palestra sobre normas para projetos em saúde para profissionais da construção…

7 horas ago

Palmas avança na modernização da iluminação pública com tecnologia LED | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas avança na modernização da iluminação pública com tecnologia LED Três projetos voltados à eficiência…

8 horas ago

Motocicleta adulterada é apreendida na Quadra Arno 13 | Prefeitura Municipal de Palmas

Motocicleta adulterada é apreendida na Quadra Arno 13 Veículo com cor distinta da documentada e…

9 horas ago

mutirão previdenciário analisa 15 processos em um dia

Em um esforço concentrado para agilizar a tramitação de ações previdenciárias, a comarca de Peixe…

9 horas ago