Os prédios do Poder Judiciário do Tocantins ficarão com as luzes apagadas durante uma hora, das 20h30 às 21h30, no dia 23 de março, em apoio à ação ‘Hora do Planeta’ 2024. O Tribunal de Justiça do Tocantins e as instituições colaboradoras da “Rede TO Sustentável” aderem ao movimento para chamar a atenção sobre a urgência de medidas para barrar a crise climática no mundo.
Na capital, as sedes do TJTO, da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), da Escola Superior de Magistratura (Esmat), do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi), anexos administrativos e os órgãos que compõem a Rede TO Sustentável devem aderir à mobilização, junto aos fóruns das Comarcas.
Os órgãos de justiça do estado participam do movimento desde 2013, sempre reforçando a necessidade de cuidar do planeta e promover um lar limpo e adequado para as gerações futuras.
Hora do Planeta
Sendo o principal movimento global da World Wildlife Fund (WWF), a ação “Hora do Planeta” é voltada para a conscientização sobre as consequências das práticas humanas nas mudanças climáticas. Tendo início em Sydney, na Austrália, em 2007, ele convida todos a apagarem as luzes durante o período de uma hora, como forma de mostrar apoio à luta contra o aquecimento do planeta.
Em 2023, a comoção contou com cerca de 410 mil horas de atividade pelo mundo, cadastradas no ‘Banco de Horas” e se somaram as ações de mais de 190 países e territórios. No Brasil, mais 890 instituições e comunidades participaram, e o Cristo Redentor entrou em total escuridão.