Felicidade e emoção tomaram conta do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) nesta sexta-feira (8/8), onde foi realizada a comemoração do Dia dos Pais com o tema “Rir é o melhor presente”, voltada para magistrados, servidores e seus filhos.
A programação contou com uma sessão de cinema no auditório do Palácio Rio Tocantins, onde foi exibido o primeiro episódio da série “Pablo e Luizão”, baseada na vida e trapalhadas dos protagonistas, que são pai e amigo do comediante Paulo Vieira.
Após a exibição, pais e filhos puderam tirar fotos no hall de entrada do TJTO, em um cenário especialmente pensado para remeter, além da série exibida, que foi tema da realização, o amor e carinho da paternidade.
Para o chefe de divisão Valdeir Santana, pai do Nykolas, Samir e Kauã, a realização foi a oportunidade de tornar o ambiente de trabalho um espaço acolhedor para os filhos. “É muito gratificante eles poderem conhecer esse espaço, saberem onde o pai trabalha e celebrar aqui comigo. Normalmente vamos para a praça, para uma praia, um shopping, mas permitir que eles estejam aqui, que é o nosso ambiente do dia a dia, é ótimo. Muito obrigado”, concluiu.
Já Pedro James, técnico judiciário, viu na ação uma oportunidade de ter sua família mais próxima de si. “Foi gratificante. Um evento muito bem realizado, na minha opinião. Perfeito para os pais poderem se descontrair com seus filhos. Momentos como esse integram o Tribunal com a nossa família, aproximando mais eles da área em que atuamos “, disse.
Em nome do meu pai
Antes da sessão, o diretor-geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso, ressaltou a importância da missão de ser um pai e como isso muda vidas. “Ser pai, para mim, é muito especial. Agradeço a Deus todos os dias por ter me abençoado com a paternidade. Um presente e uma missão que me estimula a ser uma pessoa melhor a cada dia. E vocês, filhos e filhas, são o nosso maior incentivo. Essa jornada é sobre estar presente, ensinar e aprender. Aprender muito e proteger, mesmo estando inseguro. É ser exemplo e carregar no peito um amor sem fim”, pontuou.
Em um momento de emoção, o diretor falou sobre seu pai e a necessidade de ser uma boa referência para os filhos. “Eu já não tenho mais meu pai, que é uma referência pra minha vida. Por isso, eu falo da nossa educação, de sermos exemplo para nossas crianças, porque o meu é uma que eu levo para sempre. Perdi ele em 2010, mas toda a honestidade, o compromisso com o trabalho e qualidades, isso vem do meu pai e da minha mãe”.
“Eu quero deixar aqui registrado uma homenagem ao meu pai, porque não dei todo o amor que ele merecia ter recebido. Não deixem de abraçar seus filhos, de dizer que os amam. Enquanto a gente tá aqui, temos que educar e amar incondicionalmente”, ressaltou, emocionado.
Finalizando, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, reforçou a importância de cada um para o Judiciário tocantinense. “É com muito orgulho que eu, na condição de presidente deste Tribunal, participo com os senhores dessa homenagem. Essa é a forma que temos de dispor dos nossos sentimentos em relação aos pais. Eu quero dizer a todos vocês que o Poder Judiciário os valoriza, porque são não só nossos suportes do dia a dia, como também de suas famílias e os que amam”, finalizou.