Categories: Estado

TJTO institui programa de proteção e acolhimento a servidoras com o objetivo de prevenir e combater a violência doméstica


Servidoras efetivas, comissionadas, estagiárias, residentes jurídicas, trabalhadoras terceirizadas e demais colaboradoras do Judiciário tocantinense passaram a contar com ações de prevenção e combate à violência doméstica e familiar. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) instituiu o Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário às Mulheres do Poder Judiciário do Tocantins (PAHS).

Mediante o programa, o TJTO busca estabelecer políticas, diretrizes e ações que visem prevenir e combater a violência doméstica e familiar praticada contra magistradas e servidoras, por meio da implementação de um protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança.

O Programa engloba todas as formas de violência previstas na Lei nº 11.304/2006 e será norteado por medidas que visam à prevenção da violência contra magistradas e servidoras, bem como pelos seguintes protocolos: informativo (disseminar informações ao público-alvo); estrutural (unidades judiciárias responsáveis e capacitadas em recepcionar as vítimas); e de capacitação (cursos de formação, aprimoramento e sensibilização voltados à identificação, prevenção e acompanhamento dos casos de violência à mulher).

 

Atendimento acolhedor e humanizado

O programa deverá ser orientado pelo atendimento acolhedor e humanizado; pela garantia da privacidade, confidencialidade e segurança das informações trocadas; e por assegurar o acesso da vítima aos serviços institucionais de assistência social, psicológica e médica, com atendimento prioritário e de qualidade. Também deverá ser norteado pela informação à vítima sobre seus direitos, processo de denúncia e medidas de proteção disponíveis.

O PAHS está vinculado à Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMSVID) e coordenado pelo (a) magistrado (a) titular da Coordenadoria, em conjunto com o coordenador (a) do Núcleo de Inteligência e Segurança (NIS). O (a) magistrado (a) coordenador (a) da CEMSVID é responsável pelo planejamento, execução, acompanhamento e pela avaliação do programa, e contará com o apoio das equipes da Coordenadoria Estadual, NIS e Assessoria Militar da Presidência (Asmil).

 

Tribunal Pleno TJTO

O programa foi instituído na 11ª Sessão Ordinária Administrativa do Tribunal Pleno do TJTO, realizada no último dia 20 de julho e atende à Recomendação Nº 102 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que sugere aos órgãos do Poder Judiciário a adoção do protocolo integrado de prevenção e medidas de segurança voltado ao enfrentamento à violência doméstica praticada em face de magistradas e servidoras.

 

Confira a Resolução Nº 18 na íntegra aqui



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

25 minutos ago

Casa do Empreendedor de Palmas orienta MEIs sobre como evitar exclusão do Simples Nacional | Prefeitura Municipal de Palmas

Casa do Empreendedor de Palmas orienta MEIs sobre como evitar exclusão do Simples Nacional Microeempreendedores…

26 minutos ago

Acesso a setores da região norte é asfaltado em obra executada pela Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Acesso a setores da região norte é asfaltado em obra executada pela Prefeitura de Palmas…

54 minutos ago

Natal Luz da Prefeitura de Palmas leva magia natalina à região de Taquaralto nesta quarta-feira, 17 | Prefeitura Municipal de Palmas

Natal Luz da Prefeitura de Palmas leva magia natalina à região de Taquaralto nesta quarta-feira,…

1 hora ago

CNJ promove evento nacional sobre Inteligência Artificial e o Projeto Conecta nesta quinta (18/12)

Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Tocantins estão convidados a participar do evento “Inteligência…

1 hora ago

Procon Palmas encontra variação de até 90% nos preços de produtos da ceia de Natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas encontra variação de até 90% nos preços de produtos da ceia de Natal…

2 horas ago