No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lança a campanha “Amor em Doação”, edição 2026. A iniciativa, que une sustentabilidade, solidariedade e cuidado com a vida, convida magistrados(as) servidores(as) e a sociedade a transformar tampinhas de garrafa pet e lacres de alumínio em gestos concretos de esperança para pacientes em tratamento oncológico.
Como participar
O TJ disponibilizou pontos de coleta em diferentes unidades do Judiciário, como a sede do Tribunal, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e os fóruns das comarcas.
Todo o material arrecadado será destinado ao Hospital do Amor, de Palmas, instituição reconhecida pelo atendimento oncológico gratuito, humanizado e especializado.
Campanha
Na edição de 2025, a campanha arrecadou 1,5 tonelada de tampinhas plásticas e lacres de alumínio, superando o resultado de 2024, quando foram recolhidos 826 quilos de materiais recicláveis. Todo o volume arrecadado foi integralmente destinado ao Hospital do Amor.
A campanha é promovida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), as Diretorias de Foro, a ESMAT e a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS).
“Mais do que uma ação isolada, esta iniciativa reflete a responsabilidade intrínseca às instituições públicas de liderar pelo exemplo, atuando como agentes de transformação que transcendem suas funções administrativas para promover o bem-estar social e a preservação ambiental. É o Judiciário tocantinense unindo sustentabilidade e humanidade”. Destacou a presidente da CGPLS, desembargadora Ângela Prudente .
A magistrada também enfatizou que a ação “transforma solidariedade em ação concreta”.
A iniciativa converge com a Agenda 2030 da ONU, atendendo ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Dia Mundial do Câncer
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro, marca uma iniciativa de alcance global voltada à sensibilização da sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do fortalecimento de políticas públicas de enfrentamento da doença. A mobilização é conduzida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).