Categories: Estado

TJTO participa da abertura oficial do Agosto Lilás 2025 e reforça rede de proteção às mulheres


A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), juíza Cirlene Maria de Assis, participou, nesta sexta-feira (1º/8), da abertura oficial da Campanha Agosto Lilás 2025, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher).

O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e marcou o início da mobilização estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, que contará com ações institucionais e sociais durante todo o mês.

Em sua fala, a magistrada destacou a importância do fortalecimento da rede de proteção e defendeu atenção especial à concessão do aluguel social para mulheres em situação de violência doméstica.

“Diante de uma situação urgente, toda a rede deve requerer esse benefício. No meu dia a dia, quando recebo solicitações de aluguel social, encaminho para a equipe multidisciplinar, que avalia a realidade da vítima. Com base nesse relatório, deferimos o benefício por seis meses, podendo ser prorrogado por até dois anos. É uma medida que garante dignidade e condições mínimas para recomeçar”, explicou.

A juíza Cirlene de Assis lembrou que o Tocantins se destaca nacionalmente no combate à violência contra a mulher. “Temos uma rede bem estruturada, com delegacias especializadas, secretarias da mulher em diversos municípios, um Judiciário atuante, Ministério Público e Defensoria Pública presentes em todas as cidades. Isso mostra que estamos avançando, mas ainda há muito a conquistar”, reforçou.

 

Compromisso coletivo

A cerimônia de abertura da campanha contou com a presença de autoridades, gestores públicos, representantes da rede de proteção, movimentos sociais e parceiros institucionais, reafirmando o compromisso coletivo com a causa.

A campanha Agosto Lilás é uma mobilização nacional em memória da sanção da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), em 7 de agosto, um dos maiores marcos legais no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil.

Durante o mês, diversas ações educativas, preventivas e jurídicas serão realizadas para conscientizar a sociedade e ampliar a rede de apoio às mulheres em situação de violência.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Fundação Cultural de Palmas promove inclusão social de acolhidos da Casa Abrigo Raio de Sol | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas promove inclusão social de acolhidos da Casa Abrigo Raio de Sol…

15 horas ago

Moradores afetados pelo vendaval no Jardim Taquari começam a ver lares reconstruídos | Prefeitura Municipal de Palmas

Moradores afetados pelo vendaval no Jardim Taquari começam a ver lares reconstruídos Até o final…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas oferece assistência veterinária a animais de atingidos por vendaval no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferece assistência veterinária a animais de atingidos por vendaval no Jardim Taquari…

16 horas ago

Justiça anula aprovação de contas de ex-prefeito de Novo Alegre após esposa participar da votação na Câmara Municipal

O juiz Eduardo Barbosa Fernandes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Arraias, anulou uma…

16 horas ago

Prefeitura inicia mapeamento da população trans na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura inicia mapeamento da população trans na Capital Levantamento, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Igualdade…

16 horas ago

Comissão aprova isenção fiscal para estatais que constroem e vendem imóveis populares – Notícias

13/01/2026 - 18:01   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Eli Borges: "Medida fortalece política…

16 horas ago