Categories: Estado

TJTO participa da abertura oficial do Agosto Lilás 2025 e reforça rede de proteção às mulheres


A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), juíza Cirlene Maria de Assis, participou, nesta sexta-feira (1º/8), da abertura oficial da Campanha Agosto Lilás 2025, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher).

O evento aconteceu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e marcou o início da mobilização estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, que contará com ações institucionais e sociais durante todo o mês.

Em sua fala, a magistrada destacou a importância do fortalecimento da rede de proteção e defendeu atenção especial à concessão do aluguel social para mulheres em situação de violência doméstica.

“Diante de uma situação urgente, toda a rede deve requerer esse benefício. No meu dia a dia, quando recebo solicitações de aluguel social, encaminho para a equipe multidisciplinar, que avalia a realidade da vítima. Com base nesse relatório, deferimos o benefício por seis meses, podendo ser prorrogado por até dois anos. É uma medida que garante dignidade e condições mínimas para recomeçar”, explicou.

A juíza Cirlene de Assis lembrou que o Tocantins se destaca nacionalmente no combate à violência contra a mulher. “Temos uma rede bem estruturada, com delegacias especializadas, secretarias da mulher em diversos municípios, um Judiciário atuante, Ministério Público e Defensoria Pública presentes em todas as cidades. Isso mostra que estamos avançando, mas ainda há muito a conquistar”, reforçou.

 

Compromisso coletivo

A cerimônia de abertura da campanha contou com a presença de autoridades, gestores públicos, representantes da rede de proteção, movimentos sociais e parceiros institucionais, reafirmando o compromisso coletivo com a causa.

A campanha Agosto Lilás é uma mobilização nacional em memória da sanção da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006), em 7 de agosto, um dos maiores marcos legais no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil.

Durante o mês, diversas ações educativas, preventivas e jurídicas serão realizadas para conscientizar a sociedade e ampliar a rede de apoio às mulheres em situação de violência.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

9 horas ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

10 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

11 horas ago

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

12 horas ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

13 horas ago