A secretária-executiva da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TJTO), Patrícia Idehara, representou a presidente da Comissão, desembargadora Ângela Haonat, na Audiência Participativa alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, organizado pelo Coletivo Somos, foi realizado nesta sexta-feira (19/9), no Plenarinho da Câmara Municipal de Palmas.
Com o objetivo de promover o diálogo sobre os desafios e os avanços relacionados à inclusão, à acessibilidade e à garantia de direitos das pessoas com deficiência, a audiência abriu espaço para a escuta qualificada da sociedade civil, de instituições e do poder público, visando à construção de políticas públicas efetivas.
Durante sua fala, a secretária-executiva destacou as ações já implementadas pelo Poder Judiciário tocantinense em prol da acessibilidade.
“Os eventos e sessões do TJ têm tradução em Libras e legendagem. E os magistrados e servidores podem solicitar nossos credenciados sempre que necessário em audiências e atendimentos. O TJTO tem investido em capacitação, sensibilização e, principalmente, em escuta qualificada das pessoas com deficiência e de suas famílias, para que as ações tenham maior alcance”, ressaltou Patrícia Idehara.
Ainda neste mês, o TJTO, por meio da CPAI, promoverá um evento alusivo ao Setembro Azul, com foco na conscientização sobre a surdez e no combate ao capacitismo.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi oficializado no Brasil em 2005 pela Lei nº 11.133. No TJTO, a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) é responsável por desenvolver diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e em seus serviços auxiliares.