Categories: Estado

TJTO participa de reunião para alinhar ações da caravana “Aliança pela Primeira Infância”


Representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participaram, nesta quarta-feira (30/8), da reunião de alinhamento das ações do projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, iniciativa que une instituições públicas e privadas em prol da garantia de direitos e do bem-estar de crianças.

Durante o encontro, os parceiros apresentaram suas equipes técnicas e estratégias para atuação nos municípios tocantinenses.

O Tribunal de Justiça apresentou os programas que integrarão a caravana e que já estão em execução, com foco na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, como a Oficina “Banquinho Vermelho”, que leva educação e conscientização sobre prevenção à violência de gênero para estudantes do ensino fundamental; o projeto “Pai Presente”, que promove gratuitamente o reconhecimento da paternidade biológica ou socioafetiva; e o “Registre-se”, voltado à garantia do acesso à cidadania por meio da emissão gratuita de documentos civis.

O juiz titular do Juizado Especial da Infância e Juventude, Adriano Gomes de Melo Oliveira, reforçou a importância das ações voltadas para crianças de 0 a 6 anos: “Nós precisamos cuidar das causas que afetam a primeira infância para que essas crianças não sejam reeducandos da infância e juventude nem tampouco adultos clientes do Judiciário”, destacou o magistrado.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), Alberto Sevilha, ressaltou a força da união institucional para resultados efetivos: “O ‘TCE de Olho no Futuro’ é um programa construído a muitas mãos, que trará resultados concretos para a primeira infância a curto, médio e longo prazo. É fundamental olhar para as nossas crianças, mas também garantir condições para que as famílias possam oferecer a elas um futuro melhor”, afirmou.

Pelo TJTO, também estiveram presentes, a assessora do Programa Pai Presente, Mariana Aires Mendes, a assessora extrajudicial Carla Rejane, a assessora da Cevid, Viviane de Souza Gomes, o assessor da Cevid, Elenilson Pereira Correia, e a assessora do juiz auxiliar da Presidência, Glenya Leão de Souza.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

12 horas ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

12 horas ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal…

12 horas ago

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei Em ação solidária apoiada…

13 horas ago

Nota técnica do TJTO para ações indevidas sobre sistema de crédito do Banco Central é aprovada pelo Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência

A Nota Técnica TJTO n. 17/2025, elaborada pelo Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento…

13 horas ago