Categories: Estado

TJTO participa do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos em Brasília


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença no 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos (PNC), realizado nos dias 4 e 5 de setembro, em Brasília. O evento, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), oficializou a nacionalização integral da iniciativa, com a adesão de todos os tribunais de justiça estaduais e do Distrito Federal.

Representaram o TJTO, o juiz coordenador da Infância e Juventude de Palmas, Adriano Gomes, e a técnica judiciária, Cleide Leite dos Anjos. As servidoras Anamara Mourão e Isabella Solé participaram pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja/CGJUS).

Inclusão e autonomia

Instituído pelo CNJ, em janeiro de 2024, o Programa Novos Caminhos tem como objetivo apoiar adolescentes e jovens em situação de acolhimento institucional ou recém-egressos, garantindo autonomia e oportunidades de inclusão social e profissional. Atualmente, mais de 35 mil crianças e adolescentes vivem em unidades de acolhimento no Brasil.

Na abertura do encontro, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, destacou a importância da iniciativa:

“Queremos garantir que essa travessia ocorra com dignidade, autonomia, acesso à educação, saúde e trabalho, assegurando-lhes cidadania plena”, afirmou.

A programação contou com painéis, oficinas, rodas de conversa e o lançamento do livro Minha Vida Fora do Acolhimento.

Histórico do programa

Criado em 2013, em Santa Catarina, por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Federação das Indústrias (Fiesc) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC), o Novos Caminhos foi expandido nacionalmente em 2024, quando o CNJ o instituiu como política permanente, por meio da Resolução nº 543. A coordenação central é da Corregedoria Nacional de Justiça.

Atuação no Tocantins

O TJTO aderiu ao PNC, ainda em 2024, antes da nacionalização. Atualmente, o programa contempla as comarcas de Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional e Xambioá, que possuem unidades de acolhimento institucional.

Sob a gestão da Coordenadoria da Infância e Juventude, o programa articula protocolos com entidades civis e empresas, oferecendo educação básica, cursos profissionalizantes e atividades formativas para jovens que estão em transição para a vida adulta.

Com informações do CNJ



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

4 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

5 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

7 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

7 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

8 horas ago