Categories: Estado

TJTO reafirma compromisso com enfrentamento à violência doméstica e capacitação de magistrados na Jornada Lei Maria da Penha


Em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça seu compromisso com o combate à violência doméstica e a qualificação permanente de magistrados e magistradas. Representantes da Justiça tocantinense participam, nesta semana, da 19ª edição da Jornada Lei Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos dias 7 e 8 de agosto, no Recife (PE).

Marcaram presença no evento a titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Araguaína e coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, Cirlene Maria de Assis; o titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes Dolosos contra a Vida de Gurupi, Jossanner Nery Nogueira Luna; e o titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmas, Antiógenes Ferreira de Souza.

A Jornada reúne autoridades do sistema de Justiça, sociedade civil e integrantes da rede de proteção às mulheres, com o objetivo de fortalecer a política judiciária nacional de enfrentamento à violência de gênero.

Painéis abordam desafios internacionais e vulnerabilidades sociais

No primeiro dia da Jornada, dois painéis marcaram os debates. O primeiro abordou o enfrentamento da violência contra as mulheres no contexto internacional e a Convenção da Haia, com mediação da conselheira do CNJ, Renata Gil. Participaram a ativista Luiza Brunet, a advogada Maria Cláudia Bucchianeri e a procuradora da AGU Bonnie de Moraes Sousa.

Já o segundo painel discutiu os direitos humanos de meninas e mulheres sob a perspectiva das vulnerabilidades sociais e geográficas, com mediação do juiz Marcelo de Oliveira (TJRR). O debate contou com o desembargador Leonardo de Noronha (TJPA), a desembargadora Daisy Pereira (TJPE) e a pesquisadora Clarissa de Oliveira (MPPE).

Avanço da Meta 8 e celeridade nas medidas protetivas

A atuação do TJTO também se destaca no cumprimento da Meta 8 do CNJ, que prevê a priorização do julgamento de processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica. Até o dia 4 de agosto, o Judiciário tocantinense já havia alcançado 95,7% de cumprimento da meta, com 4.967 julgamentos de um total de 5.767 processos. Atualmente, restam 224 ações pendentes de decisão.

Outro ponto de destaque é a agilidade na análise das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs): o tempo médio de apreciação no Tocantins é de apenas um dia, o que reforça o compromisso do Judiciário estadual com a proteção rápida e eficaz das vítimas.

Justiça pela Paz em Casa chega à 30ª edição

O TJTO já se prepara para mais uma mobilização da campanha Justiça pela Paz em Casa, promovida pelo CNJ, com a realização da 30ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, entre os dias 18 e 22 de agosto.

A iniciativa busca acelerar julgamentos e audiências relacionadas à Lei Maria da Penha em todas as comarcas do Estado, além de reforçar o compromisso institucional com a celeridade e a efetividade no enfrentamento à violência de gênero.

Compromisso contínuo

Ao celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, o TJTO reafirma sua atuação comprometida, sensível e eficiente no combate à violência doméstica. Com ações concretas, como a capacitação permanente de seus profissionais, o cumprimento de metas e a resposta ágil às demandas das vítimas, o Judiciário tocantinense fortalece sua missão de garantir justiça com dignidade, humanidade e celeridade para todas as mulheres.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

mais de mil atendimentos são realizados em Itaguatins

Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…

34 minutos ago

I Encontro do GGEM fortalece atuação interdisciplinar das Equipes Multidisciplinares do TJTO

Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…

2 horas ago

Portaria conjunta do TJTO e CGJUS moderniza expedição de mandados no eproc e ajusta regras para diligências

A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…

3 horas ago

Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) define metas e prioridades para nova gestão de 2026

Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…

4 horas ago

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…

4 horas ago