Categories: Estado

TJTO realiza programação de incentivo à doação de órgãos e tecidos


O mês de setembro também é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Para marcar a data, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde promoveu, nesta terça-feira (30/9), um evento especial.

A programação foi conduzida pela médica chefe do Centro de Saúde do TJTO, Elaine Ferreira, que destacou a importância do debate.

“A doação de órgãos é, sem dúvida, a sentença de vida mais poderosa que podemos proferir. É a decisão que transforma um fim em um novo começo”.

Recheada de informações, o evento contou com a apresentação do panorama estadual da doação de órgãos, proferida pelo médico responsável técnico da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Márcio Augusto. A médica oftalmologista do Banco de Olhos do Tocantins (Boto), Ana Beatriz Dias falou sobre a doação de córneas, atualmente o único transplante realizado no Tocantins. Já o médico hematologista da Hemorrede do Tocantins, Rodolfo Vargas trouxe orientações sobre a doação de medula óssea.

Os participantes ouviram testemunhos e depoimentos de pessoas que permitiram e receberam a doação de córneas, e ainda, puderam realizar exame de auto refração, ampliando o caráter preventivo e de cuidado com a saúde visual.

A programação também se estendeu à Comarca de Araguaína, onde a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional de Araguaína, Lunary Neves Maciel Baum, abordou sobre o cenário local da doação de órgãos.

Doação de órgãos e tecidos

A doação de órgãos e tecidos é regulamentada pela Lei nº 9.434/1997 e pelo Decreto nº 9.175/2017, que tratam da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Podem ser doados órgãos como rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além de tecidos como córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical.
Algumas dessas doações podem ser feitas ainda em vida, como é o caso da doação de rim, parte do fígado ou da medula óssea.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Crianças atendidas por projetos sociais de Palmas ganham programação especial com diversão e arte | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças atendidas por projetos sociais de Palmas ganham programação especial com diversão e arte Evento,…

10 horas ago

Aula inaugural do Profuncionário reúne servidores da educação em formação e valorização profissional | Prefeitura Municipal de Palmas

Aula inaugural do Profuncionário reúne servidores da educação em formação e valorização profissional Evento foi…

10 horas ago

Outubro Rosa: Escola Municipal Lúcia Sales sedia ação com manhã de cuidados e conscientização para mulheres | Prefeitura Municipal de Palmas

Outubro Rosa: Escola Municipal Lúcia Sales sedia ação com manhã de cuidados e conscientização para…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas promove corrida e caminhada em prol do Outubro Rosa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove corrida e caminhada em prol do Outubro Rosa Atividade foi realizada…

14 horas ago

Gestores da Fundação Cultural de Palmas integram abertura oficial e programação da 1ª Feira Literária Feminina da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Gestores da Fundação Cultural de Palmas integram abertura oficial e programação da 1ª Feira Literária…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas inicia planejamento para obras de pavimentação na região da Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia planejamento para obras de pavimentação na região da Baixada do Jardim…

16 horas ago