Categories: Estado

TJTO realiza programação de incentivo à doação de órgãos e tecidos


O mês de setembro também é dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. Para marcar a data, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde promoveu, nesta terça-feira (30/9), um evento especial.

A programação foi conduzida pela médica chefe do Centro de Saúde do TJTO, Elaine Ferreira, que destacou a importância do debate.

“A doação de órgãos é, sem dúvida, a sentença de vida mais poderosa que podemos proferir. É a decisão que transforma um fim em um novo começo”.

Recheada de informações, o evento contou com a apresentação do panorama estadual da doação de órgãos, proferida pelo médico responsável técnico da Central de Transplantes do Tocantins (CETTO), Márcio Augusto. A médica oftalmologista do Banco de Olhos do Tocantins (Boto), Ana Beatriz Dias falou sobre a doação de córneas, atualmente o único transplante realizado no Tocantins. Já o médico hematologista da Hemorrede do Tocantins, Rodolfo Vargas trouxe orientações sobre a doação de medula óssea.

Os participantes ouviram testemunhos e depoimentos de pessoas que permitiram e receberam a doação de córneas, e ainda, puderam realizar exame de auto refração, ampliando o caráter preventivo e de cuidado com a saúde visual.

A programação também se estendeu à Comarca de Araguaína, onde a enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional de Araguaína, Lunary Neves Maciel Baum, abordou sobre o cenário local da doação de órgãos.

Doação de órgãos e tecidos

A doação de órgãos e tecidos é regulamentada pela Lei nº 9.434/1997 e pelo Decreto nº 9.175/2017, que tratam da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Podem ser doados órgãos como rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além de tecidos como córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical.
Algumas dessas doações podem ser feitas ainda em vida, como é o caso da doação de rim, parte do fígado ou da medula óssea.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

8 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

9 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

10 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

11 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

11 horas ago