Categories: Estado

TJTO regulamenta edição 2025 do Prêmio Justiça Eficiente para valorizar boas práticas


O Poder Judiciário do Tocantins publicou, no Diário da Justiça desta segunda-feira (29/9), a Portaria Conjunta nº 11/2025, que institui e regulamenta o Prêmio Justiça Eficiente – Edição 2025, destinado a reconhecer e valorizar as unidades judiciárias de primeiro grau que se destacarem em produtividade, eficiência e qualidade na gestão processual e administrativa.

Assinada pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, a portaria reforça o compromisso da atual gestão com a melhoria contínua dos serviços jurisdicionais e o reconhecimento do empenho de magistradas(os) e servidoras(es).

O Prêmio Justiça Eficiente busca estimular a cultura de resultados e boas práticas na Justiça tocantinense, em consonância com o artigo 20 da Resolução nº 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que autoriza os tribunais a instituírem mecanismos de incentivo à produtividade.

Objetivos da premiação

Entre os principais objetivos do Prêmio Justiça Eficiente estão: reconhecer a excelência dos trabalhos desenvolvidos pelas unidades judiciárias; incentivar a eficiência na prestação jurisdicional e na gestão judiciária; e valorizar o comprometimento e a performance de magistradas(os) e servidoras(es).

A iniciativa contempla varas, juizados especiais, núcleos de Justiça 4.0 e turmas recursais.

A avaliação será realizada por meio de indicadores gerais e específicos, conforme a competência de cada unidade. Entre os principais critérios estão o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), o tempo médio de tramitação processual, o cumprimento das Metas 1 e 2 do CNJ, o percentual de acerto nas classificações processuais, e a apresentação do plano de gestão para 2026 junto à Corregedoria-Geral da Justiça.

Para as unidades com competências especializadas, como Infância e Juventude, Violência Doméstica e Familiar, Feminicídio e Execução Penal, há indicadores adicionais, que avaliam prazos e celeridade em processos sensíveis, como reavaliações de acolhimento, adoções, decisões sobre medidas protetivas de urgência e incidentes no SEEU.

Categorias

As unidades que alcançarem o desempenho mínimo exigido serão reconhecidas com o Certificado de Excelência, conforme a pontuação obtida. Receberão o Prêmio Diamante as unidades que alcançarem pontuação igual ou superior a 92%. O Prêmio Ouro será entregue a unidades que obtiverem pontuação entre 87% e 91,99%. Já com o Prêmio Prata entre 82% e 86,99% e com o Bronze entre 77% e 81,99%.

Além do certificado, as unidades premiadas receberão menção de elogio funcional e dias de folga compensatória para magistradas(os) e servidoras(es), benefícios que reconhecem diretamente o mérito individual e coletivo pelo desempenho alcançado.

O número de dias de folga será definido conforme a categoria: Diamante (3 dias), Ouro (2 dias) e Prata (1 dia).

Transparência e governança de dados

Para assegurar a precisão e a transparência da avaliação, caberá à Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf), o desenvolvimento das ferramentas de extração e apuração dos dados, com base nos sistemas institucionais do TJTO.

A entrega oficial dos certificados ocorrerá em solenidade institucional, preferencialmente no mês de janeiro de cada ano.

As unidades premiadas poderão ainda utilizar o selo oficial do Prêmio Justiça Eficiente em seus documentos e comunicações, como marca de credibilidade e excelência no serviço prestado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Sala de sessões do Tribunal Pleno, Salão da Liberdade é reaberto após obras de reforma e ampliação

Com ampliação para 274 lugares na plateia, acessibilidade plena e uma mesa de trabalho com…

4 minutos ago

Tráfego de veículos é liberado em trecho recém-pavimentado de acesso à região norte de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Tráfego de veículos é liberado em trecho recém-pavimentado de acesso à região norte de Palmas…

7 minutos ago

Prefeitura de Palmas cria central que unifica demandas para desburocratizar processos de empreendedores palmenses | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas cria central que unifica demandas para desburocratizar processos de empreendedores palmenses Criação…

34 minutos ago

Prefeitura recolhe entulhos em avenidas centrais, no Lago Sul e em Taquaruçu Grande | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura recolhe entulhos em avenidas centrais, no Lago Sul e em Taquaruçu Grande Serviço foi…

1 hora ago

PreviPalmas fecha 2025 com regularidade restabelecida e avanços na gestão previdenciária | Prefeitura Municipal de Palmas

PreviPalmas fecha 2025 com regularidade restabelecida e avanços na gestão previdenciária Ano é marcado pela…

2 horas ago

Em Taquaruçu Grande, prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega reforma completa da USF Walterly Wagner José Ribeiro Souza | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Taquaruçu Grande, prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega reforma completa da USF Walterly Wagner José…

2 horas ago