Categories: Política

Trabalhador com deficiência tem direito a apoiador laboral, aprova CDH — Senado Notícias


A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (22) um projeto de lei (PL 357/2020) que garante à pessoa com deficiência o acompanhamento de um apoiador laboral. O texto do senador Flávio Arns (PSB-PR) recebeu parecer favorável do senador Romário (PL-RJ). A matéria segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O PL 357/2020 altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015). De acordo com o projeto, o apoiador laboral tem como função auxiliar trabalhadores com deficiência na introdução às estruturas físicas, operacionais e sociais da organização.

O acompanhamento pelo apoiador laboral vale para casos em que o empregado necessite de auxílio em razão de impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Além disso, a proposta abre a possibilidade para que a assistência seja prestada por colaboradores já vinculados às organizações.

Para Flávio Arns, a presença de apoiadores no ambiente escolar já é difundida. Entretanto, os profissionais não são comuns nos ambientes profissionais. “Conhecido no ambiente escolar, a referência ao profissional apoiador é recebida com estranheza no mundo do trabalho, nas empresas públicas e privadas. Entretanto, é nesse processo de transição e inserção nos empregos que os apoiadores são fundamentais”, afirma.

Segundo o senador Romário, “a instituição do apoiador laboral segue caminho já trilhado com sucesso no ambiente educacional”. Nas instituições de ensino, os profissionais atuam na inclusão de estudantes com deficiência, a fim de eliminar barreiras que impeçam o aproveitamento dos conteúdos ensinados em aula.

Uma emenda proposta por Romário estabelece que a atividade do apoiador será concluída quando a pessoa com deficiência adquirir autonomia para realizar as atividades profissionais. Além disso, possibilita que um colaborador seja encarregado de auxiliar mais de um empregado com deficiência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Serviços, justiça e cidadania marcam o JUS em Ação em Novo Acordo, na região do Jalapão

“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva,…

48 minutos ago

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital Reunião promovida…

1 hora ago

Palestra sobre o impacto das emoções na saúde é realizada em Pedro Afonso

O Fórum da Comarca de Pedro Afonso realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra…

2 horas ago

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

13 horas ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

14 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

15 horas ago