Categories: Política

TRE-RJ pune candidato ao Senado Daniel Silveira


O Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) determinou, por unanimidade, a suspensão de repasses de recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para o candidato ao Senado Daniel Lúcio da Silveira (PTB).

A decisão foi tomada na sessão de ontem (24) e também impede o gasto dos recursos já recebidos pela campanha, que terão de ser devolvidos.

O julgamento atendeu ao pedido de tutela de urgência apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que solicitou a impugnação da candidatura de Silveira devido à condenação criminal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por ataques a instituições democráticas. Após a condenação, Daniel Silveira recebeu um indulto presidencial.

Segundo o entendimento do Colegiado do TRE-RJ, a legislação que rege o indulto presidencial não afasta efeitos secundários da pena, como a inelegibilidade do condenado.

A decisão do TRE-RJ também prevê multa de 10% sobre o valor recebido pelo candidato, em caso de descumprimento da decisão. O partido de Silveira, PTB, também pode ser multado caso repasse a ele outras quantias.

O relator do processo foi o desembargador eleitoral Luiz Paulo da Silva Araújo Filho. Para ele, a medida visa a impedir “grave risco de dano ao erário, com dispêndio de vultosa quantia de origem pública”, caso o pedido de registro de candidatura de Silveira, que está sub judice, seja futuramente negado.

O pedido da PRE para suspender o acesso de Silveira ao horário eleitoral gratuito foi provisoriamente negado pelo Colegiado do TRE-RJ, até que o candidato apresente sua defesa.

Em nota, a Procuradoria Regional Eleitoral afirmou que a decisão do TRE-RJ seguiu jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que o indulto não altera a suspensão dos direitos políticos previstos na condenação pelo STF.

“A procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira realçou ao TRE que o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Silveira a mais de oito anos de prisão e à perda do mandato por coação em processo e incitar a tentativa de impedir o livre exercício de poderes da União. Seus direitos políticos também foram suspensos pelo STF”.

Defesa

Daniel Silveira divulgou um vídeo em redes sociais de apoiadores e aliados para se defender. Ele se disse perseguido pela Justiça, que está tendo o princípio da isonomia desrespeitado e que continua em campanha.

“A graça constitucional é um instrumento jurídico privativo do presidente da República, está lá no Artigo 84 da Constituição. Quando ele me deu essa graça, devolvendo não somente a minha liberdade física, devolvendo a você também a sua liberdade, seu direito a expressão, ele disse ‘ministro, você errou miseravelmente nessa decisão e eu estou trazendo as coisas à normalidade da Constituição’”.

De acordo com Silveira, com o perdão presidencial “todo o processo ao qual eu estava submetido, ainda que ilegal, foi literalmente extinto”, citando o Artigo 738 do Código de Processo Penal. Para Silveira, o indulto se trata de um “objeto jurídico perfeito”, não cabendo “interpretações teleológicas”.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Saúde de Palmas orienta sobre as vacinas indicadas para cada fase da vida | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas orienta sobre as vacinas indicadas para cada fase da vida Calendário vacinal…

6 minutos ago

Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com a saúde do coração dos animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com a saúde do coração dos animais Campanha orienta…

33 minutos ago

Escola de Governo de Palmas abre inscrições para curso sobre Elaboração do Plano Plurianual | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Governo de Palmas abre inscrições para curso sobre Elaboração do Plano Plurianual Qualificação…

1 hora ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos reforça compromisso com políticas sociais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos reforça compromisso com políticas sociais Em solenidade de doação de terrenos,…

1 hora ago

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares | Prefeitura Municipal de Palmas

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares Compromisso…

1 hora ago

Ação Social de Palmas participa do 1º Encontro Regional do TCE de Olho no Futuro | Prefeitura Municipal de Palmas

Ação Social de Palmas participa do 1º Encontro Regional do TCE de Olho no Futuro…

2 horas ago