Categories: Estado

Tribunal de Justiça do Tocantins unifica normas sobre licenças parentais para magistradas(os) e servidoras(es)


Publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira (23/7), a Resolução nº 17 consolida as regras para concessão de licenças paternidade, maternidade, à gestante e à(ao) adotante no âmbito do Poder Judiciário do Estado. Aprovada por unanimidade pelo Pleno do TJTO, o ato busca conferir maior uniformidade à aplicação das licenças, tanto por nascimento ou adoção, além de inovar ao trazer previsão de estabilidade para comissionados(as) e inclui arranjos familiares diversos dos heteroafetivos, em conformidade com as mais recentes normativas sobre direitos familiares no país.

“Com esta nova resolução, o Poder Judiciário do Tocantins reforça seu compromisso com a proteção da família e a modernização de suas normativas internas, garantindo direitos ampliados e mais alinhados às necessidades contemporâneas de seus magistrados e servidores”, destaca a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Para a presidente, a nova resolução “se alinha aos princípios da igualdade de direitos entre os filhos, da proteção integral à criança, da equidade de gênero e da dignidade da pessoa humana, pilares estruturantes do ordenamento jurídico brasileiro e traz aprimoramentos significativos para magistrados(as) e servidores(as) do TJTO”.

Diretrizes

A norma substitui e unifica três atos normativos anteriores (Resoluções TJTO 18/2008, 08/2017 e 17/2017), que regulavam a matéria de forma fragmentada. Confira os principais pontos:

Novos arranjos familiares: A normativa abrange genitores(as) monoparentais, casais em união homoafetiva e casais que recorrem a técnicas de reprodução assistida, como inseminação artificial, fertilização in vitro, e também os que necessitam de barriga solidária. Para casais homoafetivos que utilizem essas técnicas, um dos companheiros terá direito à licença-maternidade, e o(a) outro(a) poderá se afastar pelo prazo da licença-paternidade.

Estabilidade provisória para comissionados: servidores(as) ocupantes de cargos de provimento em comissão ou função comissionada agora possuem estabilidade durante o período de usufruto das licenças. A servidora gestante tem estabilidade desde a concepção até o término da licença e sua prorrogação. Caso sejam exonerados(as) ou dispensados(as) do cargo/função, terão direito à remuneração correspondente até o término do afastamento, se a reintegração for inviável.

Período da licença: a resolução especifica o início da contagem da licença-paternidade, que é a alta hospitalar do recém-nascido ou mãe, o que ocorrer por último. Para a licença à gestante, é a alta hospitalar do recém-nascido e/ou parturiente, ou antecipação para o 9º mês de gestação com prescrição médica.

Perda: a resolução detalha as licenças em casos de natimorto, neomorto ou aborto – 30 dias de repouso remunerado.

Prorrogação da licença-paternidade: a licença-paternidade é de 8 dias, com uma prorrogação de 12 dias consecutivos, totalizando 20 dias, desde que requerida até 2 dias úteis após o início da licença.

Prorrogação da licença à gestante e adotante: as magistradas ou servidoras têm direito à prorrogação de 60 dias das licenças à gestante e à adotante, de forma automática e imediata, desde que requerida até o último dia da licença ordinária. Com a nova resolução, os prazos de licença à(ao) adotante e sua prorrogação independem da idade da criança ou adolescente, conforme já preconizado pela jurisprudência do STF e pela Resolução CNJ nº 321/2020. 

Clique aqui e confira a Resolução nº 17 na íntegra.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

10 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

12 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

14 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

14 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

16 horas ago