Promover inclusão é garantir oportunidades, afetos e pertencimento. Com essa premissa, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), participou do McDia Feliz, neste sábado (23/8), na companhia de 50 estudantes da Apae Palmas.
A ação faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla fã APAE, realizada de 21 a 28 .
Para a presidente da CPAI, desembargadora Angela Haonat, iniciativas como essa são essenciais para consolidar um Judiciário comprometido com a inclusão em todas as suas dimensões.
“Essa ação representa o nosso compromisso com uma inclusão ampla, que reconhece o direito de todas as pessoas ao lazer, à convivência, ao afeto e ao respeito”.
A programação proporcionou momentos de integração aos participantes, fortalecendo o senso de pertencimento e inclusão para alunos como Maria José de Araújo, de 55 anos. Segundo sua irmã, Leonice Araújo, o diagnóstico é de deficiência intelectual grave, e o momento foi especial para a família.
“Maravilhoso esse dia aqui. Estou amando porque saímos um pouco da rotina, especialmente para ela, que fica só em casa”, pontuou Leonice, que, além de cuidar da Maria José, cuida da mãe idosa e acamada.
A secretária-executiva da Comissão, Patrícia Idehara, ressalta que foram momentos de alegria, conversas e troca de experiências.
“Viemos prestigiar essa ação organizada pela Apae, mas, principalmente, vivenciar a experiência de lanchar junto com os alunos, conversar e compartilhar momentos”, disse.
Além de marcar presença no evento, a desembargadora fez a entrega de brinquedos pedagógicos destinados a contribuir para o processo de aprendizagem, neuroestimulação e socialização dos alunos da Apae.
Com essa participação, o TJTO reafirma sua atuação integrada com a sociedade e sua dedicação em criar espaços mais acessíveis e acolhedores, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de viver, aprender e se desenvolver.
Participaram também a coordenadora de captação de recursos do Hospital de Amor, Ana Paula Bichuette; a presidente da Apae Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva; a servidora do TJTO, Letícia Oliveira; o coordenador de voluntários do Hospital de Amor, Domingos Júnior; demais estudantes, familiares e colaboradores(as) da Apae Palmas.
McDia Feliz
Para garantir a festa dos alunos da Apae Palmas, outra parceria entrou em cena: a do Hospital do Amor. “Com recursos arrecadados em doações pelo Hospital, eles distribuem em instituições, e a Apae Palmas é uma delas. Assim, conseguimos fazer esse momento com nossos alunos”, explicou a presidente da Apae Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Reúne programação diversificada com foco em lazer, aprendizado e conscientização. Entre as atividades, além do MCDIA Feliz, estão luau na praia da Graciosa, Dia da Beleza, simpósio temático, inauguração de oficinas de estimulação precoce e educação infantil, carreata pela inclusão e intercâmbio entre Apaes. Todas as atividades têm como objetivo valorizar as potencialidades das pessoas com deficiência e fortalecer o compromisso social com uma sociedade mais justa e inclusiva.
Apae Palmas
A Apae Palmas está localizada na Quadra Arse 72 (706 sul) e conta com 130 alunos matriculados. Escolarização, estimulação precoce, educação física adaptada, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia são algumas das diversas atividades ofertadas.