A senadora Professora Dorinha Seabra, presidente estadual do União Brasil, celebrou a federação entre o partido e o Progressistas (PP), formalizada nacionalmente nesta terça-feira (29), e denominada como “União Progressista”. Professora Dorinha está em missão oficial fora do país, mas, em sua declaração, a parlamentar reforçou o compromisso da nova aliança com a democracia, o diálogo político e a participação popular.
“Nós que lutamos e acreditamos na política e na democracia vivemos um momento importante. A federação entre União Brasil e Progressistas assume o compromisso de discutir políticas públicas, garantir a democracia e o respeito aos cidadãos”, afirmou Dorinha.
Com a federação, o União Progressista passa a ter 52 prefeituras no Tocantins, sendo 37 do União e 15 do PP, 48 vice-prefeitos, (27 do União e 21 PP), o que representa a responsabilidade de governar para mais de 711 mil tocantinenses. Além disso, o bloco ainda conta com 429 vereadores (287 União e 142 PP), e dois deputados estaduais (Vanda Monteiro e Jair Farias).
No Congresso Nacional, a federação soma 109 deputados federais e 14 senadores, tendo os tocantinenses a senadora Professora Dorinha e o deputado Carlos Gaguim pelo União e os deputados Vicentinho Júnior e Lázaro Botelho do PP. A federação ainda conta com o governo em seis estados, sendo o União com Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, e PP com Acre e Roraima.
Professora Dorinha informou que a nova frente partidária deverá percorrer o Estado apresentando projetos e, principalmente, ouvindo a população. “Vamos caminhar pelo Tocantins mostrando nossas propostas, mas, acima de tudo, escutando o povo”, destacou.
A parlamentar também enfatizou a necessidade de um estatuto bem definido para regulamentar a escolha de candidaturas estaduais. “É fundamental termos regras transparentes sobre como serão definidos os nomes que representarão essa federação nas eleições”, ponderou.
O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…
O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…
05/02/2026 - 17:16 Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…
Por maioria de votos, o Conselho de Sentença, formado por juradas e jurados do Tribunal…
A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…
A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…