Com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de rotina e garantir a proteção de adolescentes contra o Papilomavírus Humano (HPV), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas continua seguindo o cronograma de imunização nas escolas municipais e estaduais. Desde o início da mobilização, já foram imunizadas 996 pessoas, com a aplicação de 1.418 doses de imunizantes em dez instituições de ensino.
As vacinas de rotina são destinadas a crianças e adolescentes de até 15 anos e incluem doses contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV (recomendada para pessoas de 9 a 14 anos). O cronograma tem sido programado diretamente com as escolas e as famílias.
Já a mobilização de imunização contra HPV é voltada para jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina no período indicado. A estratégia é uma medida preventiva para reduzir os casos de câncer e outras doenças associadas ao vírus. A previsão é que o cronograma seja realizado até junho nas escolas, conforme descrito abaixo.
Além da mobilização nas escolas, as salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) seguem abertas para aplicação dos imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Cronograma de HPV
Unidade de ensino que receberão atualização vacinal
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Wédila Jácome
Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…
Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…
Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…
O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…
O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…