Com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de rotina e garantir a proteção de adolescentes contra o Papilomavírus Humano (HPV), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Prefeitura de Palmas continua seguindo o cronograma de imunização nas escolas municipais e estaduais. Desde o início da mobilização, já foram imunizadas 996 pessoas, com a aplicação de 1.418 doses de imunizantes em dez instituições de ensino.
As vacinas de rotina são destinadas a crianças e adolescentes de até 15 anos e incluem doses contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV (recomendada para pessoas de 9 a 14 anos). O cronograma tem sido programado diretamente com as escolas e as famílias.
Já a mobilização de imunização contra HPV é voltada para jovens entre 15 e 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina no período indicado. A estratégia é uma medida preventiva para reduzir os casos de câncer e outras doenças associadas ao vírus. A previsão é que o cronograma seja realizado até junho nas escolas, conforme descrito abaixo.
Além da mobilização nas escolas, as salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs) seguem abertas para aplicação dos imunizantes, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Cronograma de HPV
Unidade de ensino que receberão atualização vacinal
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Wédila Jácome
O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…
Prefeitura de Palmas promove formação sobre a Política Nacional de Atenção Básica Encontro reforçou a…
Em comemoração ao aniversário de Gurupi e como uma ação estratégica do projeto Cidade Empreendedora,…
Prefeitura de Palmas abre consulta pública on-line para ouvir população na elaboração do Plano Plurianual…
Com o objetivo de consolidar o Tocantins como um polo emergente de inovação e empreendedorismo…
As iniciativas educacionais e instituições da Educação que fomentam o desenvolvimento das competências empreendedoras serão…