Categories: Política

Vera, do PSTU, apresenta sugestões de uso do Rio São Francisco


A candidata à Presidência da República pelo PSTU, Vera, fez alertas nas redes sociais sobre o uso das águas do Rio São Francisco. Segundo ela, são necessários cuidados, de forma a proteger suas águas de poluição e esgotos, e evitar que o uso fique restrito à irrigação de grandes propriedades rurais.

Na avaliação da candidata, o “Velho Chico” está correndo sérios riscos devido à poluição, à falta de saneamento básico nas cidades ribeirinhas, aos esgotos despejados em suas águas e a projetos de irrigação que, para ela, beneficiam latifundiários.

“É urgente e necessária a revitalização do Velho Chico, acompanhado de medidas que garantam a convivência digna, sustentável e plena com o semiárido”, disse a candidata, hoje (22), por meio de sua conta no Twitter.

Vera destacou que é preciso manter ações “reconhecidas e premiadas” que garantem, aos ribeirinhos, acesso à água, segurança alimentar, produção e consumo de alimentos saudáveis, além de serem eficientes no combate aos processos de desertificação. “Um milhão de pessoas não têm acesso à água de consumo humano no semiárido. Apoiamos as medidas de convivência apontadas pela ASA [Articulação do Semiárido Brasileiro], como a construção de cisternas e de implementação de tecnologias sociais para famílias que não possuem acesso à água de qualidade para beber”, escreveu Vera, no Twitter.

A candidata manifestou apoio à implementação de tecnologias de captação e manejo de água de chuva para produção de alimentos, de forma a garantir “produção sustentável e agroecológica” de alimentos e abastecimento das comunidades locais. “Tudo isso acompanhado de um programa de reforma agrária, que derrube as cercas do latifúndio. As cercas levam à seca”.

Vera passa o dia em São Paulo. Na agenda de hoje está prevista a apresentação de propostas de governo à União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública. Amanhã (23), ela deve viajar ao Rio de Janeiro.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República para esta segunda-feira.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

3 minutos ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

1 hora ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

1 hora ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

3 horas ago