Categories: Brasil

Vetor da febre maculosa, carrapato-estrela pode ser fonte de vacina para doença


Enfermidade causou surto e matou quatro pessoas em Campinas (SP); nos últimos três anos, Ministério da Saúde registrou 160 casos, com 28% de letalidade

Divulgação/Pixabay
Carrapato estrela transmite a doença

Vetor da febre maculosa, o carrapato-estrela pode ser a fonte para o desenvolvimento de uma vacina para a doença, de acordo com o estudo produzido pela Universidade de São Paulo (USP) e divulgado pela revista Parasites & Vectors. A enfermidade matou quatro pessoas em Campinas, município do Estado de São Paulo, na última semana – nos últimos três anos, o Ministério da Saúde registrou 160 casos, com letalidade em 28% dos casos.

No Brasil, a doença é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida principalmente pelo carrapato-estrela e comum na região do Cerrado e em áreas degradadas da Mata Atlântica. Entre os principais sintomas estão a febre alta e súbita, dor de cabeça, abdominal e muscular. Pode haver erupções no local da picada do carrapato. O tratamento imediato com antibióticos é recomendado para evitar o agravamento do quadro. Estudos do mesmo grupo da USP, sediado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), já haviam mostrado que, ao infectar o carrapato-estrela, a Rickettsia rickettsii é capaz de inibir no hospedeiro um processo chamado apoptose (que é a morte programada das células do aracnídeo), favorecendo seu crescimento. Essa “sobrevida” dá à bactéria tempo para se proliferar e infectar novas células.

No trabalho mais recente, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), a ideia foi silenciar a expressão gênica da principal proteína inibidora da apoptose, a IAP (do inglês, inhibitor of apoptosis protein), com o objetivo de reduzir o crescimento da bactéria e tornar o carrapato-estrela mais resistente à infecção, reproduzindo a alimentação dos aracnídeos em laboratório. “Observamos que, independentemente da infecção, os carrapatos morriam ao se alimentar, destacando a importância da IAP para sua sobrevivência”, explica Andréa Cristina Fogaça, professora do Departamento de Parasitologia do ICB-USP e coordenadora do estudo. “Essa informação sugere algo ainda mais interessante do que apenas bloquear a infecção: é possível conter e diminuir a densidade populacional do hospedeiro”, acrescenta.

As taxas de mortalidade dos carrapatos-estrela durante o experimento ficaram acima de 92%. Esses resultados sugerem que a alimentação do carrapato, independentemente de estar infectado, gera radicais livres que ativam a apoptose. Daí a importância de buscar uma vacina na própria fonte da doença. “Além de transmissor, o carrapato funciona como um reservatório de Rickettsia rickettsii no ambiente”, explica Fogaça. “Uma vez infectada, a fêmea pode fazer a transmissão para a prole, mantendo a bactéria ativa por gerações consecutivas nas populações de carrapatos”, pontua.

Além da importância médica, com a diminuição da transmissão da bactéria para seres humanos, a pesquisadora destaca o impacto econômico que uma vacina capaz de diminuir a densidade populacional do carrapato-estrela teria na pecuária. Por se tratar de uma espécie sem preferência de alimentação determinada, o aracnídeo afeta também outros animais que estejam à disposição, como o gado, causando anemia e marcando seu couro. Apesar de ainda não haver estimativa de valores de prejuízos para a atividade, já há relatos de aumento da infestação.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

31 minutos ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

2 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

3 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

4 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

4 horas ago