Categories: Estado

Visitas a unidades do Fórum de Palmas marcam o encerramento da IV Semana de Combate ao Assédio


A IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Poder Judiciário tocantinense foi encerrada nesta sexta-feira (9/5) com visitas das Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação do 1º e 2º graus a unidades do Fórum de Palmas.

A ação teve como objetivo principal estreitar o diálogo com magistrados, servidores, estagiários e colaboradores, promovendo uma escuta ativa sobre o ambiente de trabalho e reforçando os canais institucionais para acolhimento e orientação.

As visitas ocorreram nas unidades da Central de Processamento Eletrônico dos Juizados Especiais, de Execução Penal, do Criminal, além da Secretaria Cível. Durante as conversas, foram apresentados o papel das comissões, suas atribuições e a importância do fortalecimento de um ambiente institucional ético, seguro e livre de práticas discriminatórias. A equipe também esclareceu dúvidas, ouviu sugestões e divulgou os canais disponíveis para denúncias e manifestações.

Para a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 2º Grau (Cassegio2G), desembargadora Ângela Haonat, o encerramento da semana reforça o compromisso institucional com a escuta, a prevenção e a cultura do respeito.

“Finalizamos esta edição com a certeza de que avançamos no diálogo, na orientação e na confiança entre a Comissão e os servidores. O retorno que recebemos nas unidades visitadas só confirma a importância de estarmos próximos, acessíveis e abertos a ouvir. Essa aproximação é fundamental para consolidarmos ambientes de trabalho mais saudáveis e humanos”, avaliou.

Também participaram das visitas a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º Grau (Cassedio1G), juíza Flávia Afini Bovo; e as servidoras Daniella Lima Negry e Maria Clara Rezende Duarte Queiroz, membros da Comissão Cassedio2G..

A ação deste ano contou ainda com rodas de conversa presenciais nas comarcas de Araguaína e Gurupi, além do cinedebate do documentário “A dor (in)visível” e da palestra de abertura com a desembargadora Tânia Regina Reckziegel, referência nacional no enfrentamento ao assédio no ambiente institucional.

A Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação é uma iniciativa nacional instituída pela Resolução CNJ nº 351/2020, que estabelece a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

12 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

13 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

13 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

14 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

14 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

14 horas ago