Categories: Estado

Você é Luz


Iniciativa do Judiciário do Tocantins busca incentivar o consumo consciente de energia e fortalecer a cultura da sustentabilidade
Com o compromisso de iluminar ideias e atitudes que transformem o presente e garantam um futuro mais sustentável, foi apresentado o projeto Você é Luz, uma iniciativa que visa reduzir o consumo de energia elétrica, promover a eficiência energética e fortalecer a cultura da responsabilidade ambiental no Judiciário tocantinense.
Desenvolvida pela equipe da Diretoria Administrativa (Diadm), a proposta foi inicialmente apresentada à presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e à presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), desembargadora Ângela Prudente.
O projeto teve início no prédio do Anexo I, onde está sendo implantada a fase piloto, e ainda contará com um lançamento oficial. A proposta é que a iniciativa seja, posteriormente, replicada em outras unidades do Judiciário.


Baseado em um levantamento detalhado do consumo entre os anos de 2022 e 2024, o projeto mapeou medidores, equipamentos e servidores do prédio, traçando um diagnóstico preciso da energia utilizada por unidade consumidora. A partir desse raio-x, foram definidas ações estratégicas para reduzir, no mínimo, 5% do consumo energético ao longo de 150 dias.
Para isso, as ações vão além da economia: envolvem sensibilização, engajamento e transformação cultural. Estão previstas campanhas educativas com cartazes, mensagens institucionais, palestras, comunicados e até um ranking interno de uso consciente. Dois servidores foram nomeados como “Agentes Luz”, responsáveis por disseminar boas práticas no ambiente de trabalho.
Além das ações de conscientização, o projeto inclui medidas estruturais, como a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED, redistribuição de equipamentos para melhorar a climatização dos ambientes e a instalação e manutenção de sensores de presença.

Trabalho coletivo
De acordo com o diretor administrativo Carlos Henrique Drumond Soares Martins (Caíque), o projeto é resultado de um esforço coletivo. “A missão nos foi dada e nossa equipe abraçou a ideia com muita motivação. Desenvolvemos o piloto no Anexo I com responsabilidade, e nosso objetivo é expandir o projeto para todo o TJTO”, destacou.
A desembargadora Ângela Prudente lembrou que o projeto foi idealizado durante uma maratona de inovação realizada em 2023, em parceria com o laboratório Inovassol, tendo sido inscrito no RenovaJud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“É um projeto que nasceu do espírito colaborativo e inovador dos nossos servidores. Um trabalho que surpreende pela profundidade do diagnóstico e pela seriedade com que os dados foram tratados. Que essa luz acesa aqui no Anexo I se espalhe por todas as comarcas do Estado”, afirmou a presidente da CGPLS, parabenizando a equipe envolvida.

União de esforços em prol da sociedade 
A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, também parabenizou a equipe pela iniciativa e pelo comprometimento. “Quando formamos nossa equipe de gestão, buscávamos exatamente pessoas com visão, responsabilidade e compromisso. Ver esse engajamento, essa vontade de melhorar, emociona. Projetos assim tornam o TJTO um exemplo de Justiça comprometida com o presente e com as próximas gerações.”
Ela também destacou a importância da análise de dados históricos e da mensuração dos resultados. “É um projeto que une gestão com inteligência e sensibilidade ambiental. Que esse sentimento de pertencimento floresça e se espalhe.”

Justiça com consciência ambiental
O Você é Luz é um projeto para repensar hábitos e construir uma cultura organizacional sustentável, em que cada servidor se torna protagonista da preservação dos recursos naturais e da construção de um ambiente institucional mais eficiente, responsável e consciente.
Com base sólida de indicadores, envolvimento das diretorias, apoio da presidência e participação ativa dos servidores, a iniciativa reforça o papel do Judiciário do Tocantins como modelo de inovação, compromisso ambiental e gestão sustentável.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

39 minutos ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

41 minutos ago

Publicado edital com resultado preliminar dos(as) inscritos(as) no Programa de Residência Judiciária – Turma IV

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da…

2 horas ago

TJTO lança edital de acordo direto em precatórios para 2026 com duas chances para antecipar o crédito

Quem espera por um precatório do Estado do Tocantins agora tem um novo motivo para…

3 horas ago

leitura passa a integrar rotina socioeducativa no Case de Palmas com projeto do CNJ

“Aqui dentro não é fácil. Mas quando eu começo a ler um livro, eu saio…

4 horas ago

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

23 horas ago