A segunda etapa do VI Concurso para Juiz Substituto do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foi concluída na tarde desta segunda-feira (1º/9), com a aplicação da prova de sentença criminal. O exame foi realizado no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya e na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, das 13h às 18h.
Dos 467 candidatos inscritos, 434 compareceram à avaliação, representando uma taxa de presença de 92,93%, com 33 ausentes. A aplicação ocorreu sob a supervisão da comissão organizadora do certame, presidida pelo desembargador Eurípedes Lamounier, e começou pontualmente às 13h.
Para muitos candidatos, o momento foi marcado por emoção e expectativa. O analista judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Rafael Gondim, acompanhou a abertura dos malotes e destacou o desejo de conquistar a aprovação.
“A prova desta fase está sendo muito boa. Não conhecia Palmas e achei a cidade idêntica a Brasília. Já até falei para minha esposa se preparar, porque, se Deus quiser, farei uma boa prova e, em breve, iremos morar aqui”, disse.
Outro candidato, o delegado da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas), Israel Andrade Alves, viu no concurso a oportunidade de realização de um antigo sonho. “Desde o início da faculdade queria ser juiz. Por circunstâncias da vida, tornei-me policial e, depois, delegado. Hoje, como professor universitário, decidi complementar meus estudos e tentar essa conquista”, afirmou.
Sobre o concurso
O VI Concurso para Juiz Substituto do TJTO foi autorizado pelo Pleno do Tribunal em 2023 e contou com 1.994 inscrições homologadas. Na primeira fase, destinada à prova objetiva, 1.230 candidatos participaram. Em julho, foram analisados 777 recursos contra o gabarito preliminar, dos quais apenas três foram acolhidos, mantendo praticamente inalterada a avaliação da banca examinadora.
Próximas etapas
O concurso é composto por cinco etapas. Com a conclusão da segunda fase, de provas escritas (discursiva e sentenças), os(as) candidatos(as) aprovados(as) seguirão para as demais fases:
– 3ª etapa: sindicância da vida pregressa, investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico;
– 4ª etapa: prova oral;
– 5ª etapa: avaliação de títulos para classificação final.
Divulgação dos resultados
– 3/9/2025: publicação do gabarito da prova discursiva, realizada no domingo (31/8);
– 24/10/2025: divulgação do resultado preliminar da prova discursiva;
– 28/1/2026: publicação do resultado prévio das provas de sentença cível e criminal, aplicadas no domingo e na segunda-feira.
Prazos para interposição de recursos
– 29 e 30/10/2025: recursos contra a prova discursiva;
– 2 e 3/2/2026: recursos contra as provas de sentença cível e criminal.