Categories: Estado

49 famílias são beneficiadas na 1ª etapa de entrega de títulos de propriedade em Dois Irmãos


O município de Dois Irmãos realizou, na manhã desta segunda-feira (04/03), a entrega de 49 títulos definitivos de propriedade a moradores(as) do setor Nova Esperança. Esta foi a primeira etapa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) na cidade de aproximadamente seis mil habitantes.

A solenidade de entrega de títulos é a última etapa de uma série de atividades que fazem parte do processo da Reurb, incluindo a promoção de audiências públicas, estudos técnicos, cadastramento das famílias e emissão dos documentos de propriedade.

Morador de Dois Irmãos desde 2005, Iran Ferreira Rodrigues foi o primeiro a realizar a etapa de cadastro e, nesta segunda-feira, recebeu o título definitivo da sua propriedade. “É uma vitória, só tenho que agradecer por esse dia tão importante”, comemorou.

Casado há 51 anos, Seo Adrião da Silva também recebeu a documentação do imóvel onde vive com a esposa, dona Maria José Gomes Silva, há 15 anos. Para ele, que completou no último dia primeiro de março 80 anos de vida, a documentação é o melhor presente de aniversário que poderia ganhar. “Estou muito feliz que tenho minha casa e agora documentada”, disse. “Hoje é um dia muito importante, é um sonho, é uma maravilha e eu estou feliz demais; esse documento traz tranquilidade pra mim, agora posso dizer que a casa é minha”, complementou dona Maria José.

Para a corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, a regularização fundiária é “um passo significativo em direção à justiça social e ao desenvolvimento sustentável. É a materialização do direito constitucional à propriedade”.

Na solenidade, o juiz coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, também destacou que a entrega de títulos efetiva direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. “Com o direito à moradia digna, o cidadão pode se sentir incluído na sociedade. A regularização vem trazer dignidade ao cidadão”, disse.

“Hoje é um dia muito importante pois estamos garantindo ao direito à habitação e à segurança jurídica, colocando na prática o que diz a Constituição”, complementou o juiz diretor do Foro da Comarca de Miranorte, que atende ao distrito de Dois Irmãos, Ricardo Gagliardi.  

Parceria

Ação é realizada pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria-geral da Justiça (Nupref/CGJUS) em parceria com a prefeitura municipal, Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Estado do Tocantins (Tocantins Parcerias) e cartório de Registro de Imóveis da cidade.  

Para o prefeito de Dois Irmãos, Geciran Saraiva Silva, a Reurb é uma grande oportunidade para o município, beneficiando pessoas e promovendo o desenvolvimento local.  “Este é um momento singular; tenho que destacar o trabalho árduo até chegarmos aqui; as parcerias foram fundamentais para vivenciarmos o dia de hoje”, pontuou.  

Presenças

Prestigiaram o evento a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros; o presidente da Câmara Municipal de Dois Irmãos, vereador Eraldo Oliveira; o oficial do Cartório de Registro de Imóveis da cidade, Rodolfo Valadares; a presidente da Comissão de Regularização Fundiária do Município, Maria Lima Arbués Neta; secretários municipais e vereadores.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

11 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

12 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

12 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

13 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

13 horas ago