Categories: Estado

À espera de julgamento de ação civil pública, TJTO defende transparência e segurança jurídica ao priorizar nomeação e posse de aprovados


“A nomeação e posse dos aprovados é prioridade, tanto que, enquanto aguarda o julgamento da Ação Civil Pública, já adotou todas as medidas necessárias para a convocação dos candidatos, conforme quantitativo previsto em edital”, defendeu, nesta sexta-feira (1º/9), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Ao se pronunciar sobre o  Concurso Público para Servidores Efetivos do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), objeto de questionamento pela Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) o TJTO frisa que o resultado do julgamento pode impactar na ordem de nomeação tanto para ampla concorrência, quanto para Pessoa com Deficiência (PCD). 

Ressalta também que o seu posicionamento é no sentido de privilegiar a segurança jurídica e evitar quaisquer prejuízos aos candidatos, uma vez que, a depender do resultado do julgamento, uma nomeação pode ser anulada em virtude de eventual mudança da classificação. 

O Tribunal ressalta ainda que respondeu todos os pedidos de esclarecimentos formalizados, inclusive com a realização de reuniões presenciais entre representantes da Presidência do TJTO e dos aprovados. 

Outras medidas tomadas pelo TJTO foram a realização do concurso interno de remoção; homologação do concurso pelo Tribunal Pleno do TJTO em 21 de julho de  2023; e ainda a formatação, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), de “Curso de Iniciação e Ambientação ao Poder Judiciário para novos Servidores e Servidoras”.

 

Confira a nota na íntegra

 

Nota de Esclarecimento

Concurso Público para Servidores Efetivos PJTO

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) esclarece que a nomeação e posse dos aprovados no concurso público para servidores efetivos do Judiciário tocantinense aguarda o julgamento da Ação Civil Pública nº 00400505-98.2022.827.2729, promovida pela Defensoria Pública do Tocantins, que questiona retificação do edital no curso do certame, no que se refere a cotas para Pessoa Com Deficiência (PCD). O resultado do julgamento pode impactar na ordem de nomeação tanto para ampla concorrência, quanto PCD. O posicionamento do TJTO privilegia a segurança jurídica e evita quaisquer prejuízos aos candidatos, uma vez que, a depender do resultado do julgamento, uma nomeação pode ser anulada em virtude de eventual mudança da classificação. O processo se encontra em trâmite na 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Palmas. 

A nomeação e posse dos aprovados é prioridade para o Tribunal, tanto que, enquanto aguarda o julgamento da ação judicial já adotou todas as medidas necessárias para a convocação dos candidatos, conforme quantitativo previsto em edital.

O Tribunal ainda ressalta que respondeu todos os pedidos de esclarecimentos formalizados, inclusive com a realização de reuniões presenciais entre representantes da Presidência do TJTO e dos aprovados.

 

Mais informações

Dentre as medidas adotadas:

– Realização do concurso interno de remoção;

– Homologação do concurso pelo Tribunal Pleno do TJTO em 21 de julho de  2023;

– Definição do quantitativo mínimo de servidores efetivos por entrância;

– Formatação, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), de “Curso de Iniciação e Ambientação ao Poder Judiciário para novos Servidores e Servidoras”.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com foco no diálogo, TJTO participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 7/11, com mais de 3 mil audiências previstas

Com 3.361 audiências previstas, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional da…

12 horas ago

TJTO leva JUS em Ação à Comarca de Novo Acordo na próxima segunda-feira (3/11)

A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo Acordo, na próxima…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul…

14 horas ago

Atividade manual com flor inspirada em técnica ikebana marca encerramento da X Semana da Saúde no TJTO

“Eu gosto muito de plantas, de jardinagem e de artesanato. Então, eu amei!”, expressou, entusiasmada,…

14 horas ago

Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas Em parceria…

14 horas ago

Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados | Prefeitura Municipal de Palmas

Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados Quase 300…

15 horas ago