Categories: Polícia

Ação conjunta das Polícias Civis do Tocantins e de Goiás resulta na prisão de mulher considerada chefe do tráfico de drogas em Peixe


Uma mulher de 33 anos, considerada chefe de uma organização criminosa, voltada para o tráfico de drogas, e que agia na cidade de Peixe, no sul do Estado, foi presa pela Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira, 8, em Anápolis (GO).

Conforme explica o delegado João Paulo Ribeiro de Sousa, a ação é um desdobramento da operação Mordomia, que foi deflagrada pela Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por meio da 94ª Delegacia de Polícia Civil de Peixe, resultando na prisão de quatro pessoas e na apreensão de de centenas de porções de drogas.

A mulher, de iniciais I.T.S.C, foi encontrada próximo ao Centro Universitário na cidade de Anápolis por volta das 16h30, desta quinta-feira, após compartilhamento de informações entre a Polícia Civil do Tocantins e o Grupo Especial de Investigações Criminais ( GEIC – Anápolis). Ela foi capturada, mediante cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Peixe.

A investigação

Ainda segundo o delegado João Paulo, ela estava sendo investigada desde o ano de 2021 pela 94ª DP de Peixe, pelo crime de tráfico de drogas (art. 33, da Lei. 11.343/06).

“Durante o curso das investigações foi possível descobrir que a investigada comandava o tráfico de drogas em Peixe em nome de uma facção criminosa instalada no Estado do Tocantins. No decorrer da investigação ela se mudou para a cidade de Anápolis, com receio de ser presa, mas continuou comandando o tráfico de drogas na cidade de Peixe, usando algumas pessoas da família, irmãos, cunhado e sobrinhas, inclusive, menor de idade”, ressaltou o delegado João Paulo.

Ainda por meio das investigações, ficou demonstrado que a mulher trazia ou mandava drogas do Estado de Goiás para Peixe.

Operação Mordomia

No dia 15 de dezembro de 2023, foi deflagrada a primeira fase da operação, que resultou nas prisões de alguns familiares, em Peixe, bem como centenas de porções de substâncias entorpecentes. Porém, a mulher não foi capturada. Contudo, as investigações prosseguiram e na tarde desta quinta-feira, ela foi presa em Anápolis.

A mulher será indiciada pela prática dos crimes de tráfico de drogas, com as causas de aumento de pena por ter ficado caracterizado o tráfico entre os Estados de Goiás e Tocantins, e também por envolver menores de idade no crime, inclusive, para transportar droga entre Anápolis e a cidade de Peixe (art. 33 caput, c/c o art. 40, incisos V e VI, da Lei nº 11.343/06). Além disso, será indiciada, pelo crime de associação ao tráfico (art. 35 da Lei nº 11.343/06) e por constituir e Integrar organização criminosa (art. 2º, da Lei nº 12850/2023).

Após a realização dos procedimentos legais cabíveis, I.T.S.C será entregue no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, local onde permanecerá à disposição da Justiça Criminal da Comarca de Peixe.

“Trata-se de uma prisão de extrema relevância, uma vez que essa mulher, mesmo tendo saído da cidade de Peixe, continuava a comandar o tráfico de drogas, do Estado de Goiás, inclusive movimentando uma considerável quantidade de entorpecentes que eram revendidos no Tocantins”, frisou o delegado João Paulo.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Residentes de enfermagem vivenciam prática com agentes comunitários de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Residentes de enfermagem vivenciam prática com agentes comunitários de saúde Atividade foi realizada na quarta-feira,…

16 horas ago

Prefeitura de Palmas descarta infecção por febre amarela e raiva animal em macaco encontrado no Parque Cesamar | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas descarta infecção por febre amarela e raiva animal em macaco encontrado no…

17 horas ago

Prefeitura de Palmas promove capacitação para formação da Casa da Mulher Brasileira | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove capacitação para formação da Casa da Mulher Brasileira Treinamento tem como…

17 horas ago

Projeto privilegia Amazônia Legal nos financiamentos para combate às mudanças climáticas – Notícias

13/03/2025 - 17:21   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Defensor Stélio Dener, autor da proposta O…

17 horas ago

Secretárias municipais de Palmas recebem homenagem da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretárias municipais de Palmas recebem homenagem da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa Cerimônias no Legislativo…

18 horas ago

Prefeitura de Palmas atende demanda da comunidade e limpa quadra poliesportiva da Arse 72 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas atende demanda da comunidade e limpa quadra poliesportiva da Arse 72 Zeladoria…

18 horas ago