Categories: Estado

Ação conjunta reduz infrações no uso de água na Bacia do Rio Formoso de 70% para 5%, avalia juiz


O juiz Wellington Magalhães, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Ambiental e Fundiário (Cejuscaf) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), avaliou como fruto de uma atuação conjunta o resultado do plano de monitoramento da Bacia do Rio Formoso, que registrou uma queda drástica no número de infrações pelo uso de água, de 70% em 2024 para 5% em 2025. 

A análise do magistrado ocorreu durante a apresentação do balanço das ações, realizada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na sede do órgão ambiental, nesta quarta-feira (1º/10).  Durante o evento, o juiz destacou que a redução expressiva é um reflexo da união de esforços entre o Poder Judiciário, o Ministério Público, o Naturatins, o Comitê de Bacia e os próprios produtores rurais. 

“Esse resultado é fruto da atuação conjunta  que promoveu a conscientização e o cumprimento das normas de uso sustentável da água. O engajamento dos produtores foi fundamental para a implementação de práticas responsáveis”, afirmou Wellington Magalhães. 

O juiz também reforçou o papel do Judiciário em assegurar a proteção dos recursos hídricos. “O Poder Judiciário reafirma seu compromisso em garantir a sustentabilidade da bacia, destacando a importância de sua atuação firme diante dos desafios futuros para a proteção deste recurso vital”, completou.

O balanço apresentado pelo Naturatins detalhou os resultados do plano de fiscalização e monitoramento das captações de água durante a entressafra de 2025. Além da queda no índice de infrações, foram apresentados dados sobre a conformidade das vazões autorizadas e o sucesso do plano de revezamento no uso da água.

O presidente do órgão, Cledson Lima, corroborou a avaliação do magistrado, ao ressaltar a mudança de comportamento dos usuários da bacia. “Os números mostram que a conscientização dos produtores evoluiu e que todos compreenderam seu papel na preservação dos recursos hídricos. Essa parceria foi essencial para alcançarmos resultados positivos”, declarou.

O gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Naturatins, Mateus Chagas, disse  que a desinformação era uma das principais causas de irregularidades no passado. “Muitas ocorrências estavam ligadas à falta de informação, mas os usuários se adaptaram às regras. É um aprendizado que levaremos para os próximos anos”, explicou.

De acordo com o Naturatins, a iniciativa que reduziu as infrações faz parte do Plano de Segurança Hídrica de 2025, uma ação integrada que envolve a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), além de associações de produtores e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

Com informações Ascom/Naturatins 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…

12 horas ago

Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no MT | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…

13 horas ago

Comarca de Arapoema define datas e pauta processos da 1ª Temporada de Júri Popular de 2026 para fevereiro

A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música gospel | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…

14 horas ago

Obras da praça da Arne 53 avançam com construção de via pavimentada e pista de caminhada | Prefeitura Municipal de Palmas

Obras da praça da Arne 53 avançam com construção de via pavimentada e pista de…

14 horas ago