De acordo com a Agetransp, a circulação de trens no trecho entre as estações Japeri e Paracambi foi suspensa após a colisão e ainda não foi retomada
Na madrugada desta terça-feira, 18, um ônibus colidiu com um trem da SuperVia em uma passagem de nível na Estrada Miguel Pereira, em Japeri, na Baixada Fluminense. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, 19 pessoas ficaram feridas com a batida. Entre elas, quatro foram atendidas no local pelos bombeiros, sendo duas levadas para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, e outras duas para o Hospital Municipal São Francisco Xavier. Segundo a prefeitura, as demais vítimas foram destinadas ao Hospital Municipal de Japeri. De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), a circulação de trens no trecho entre as estações Japeri e Paracambi foi suspensa após o acidente e ainda não foi retomada. Os bombeiros dos quartéis de Paracambi e Seropédica foram acionados às 4h47 para a Rua Lenir Ferreira, no Centro do município. O ônibus da concessionária Transportes Blanco fazia a linha Engenheiro Pedreira-Central do Brasil no momento do acidente.
Em nota enviada ao site da Jovem Pan News, a SuperVia afirma que apenas a extensão Paracambi da linha está suspensa e detalha o acidente: “Por volta das 4h35, um ônibus avançou um sinal e colidiu com um trem em uma passagem de nível regular (com sinalizador e sinais sonoros e visuais funcionando) nas proximidades da estação Japeri (…) Todas as passagens regulares são sinalizadas de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A SuperVia lembra que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503/97), os trens têm preferência de passagem em relação aos demais veículos. Buscar sinais de aproximação dos trens é uma conduta prudente e necessária que deve ser adotada por todos ao atravessar a linha férrea”. A concessionária ainda destaca que os trens não conseguem frear instantaneamente: “A uma velocidade de 80km/h, por exemplo, depois de acionada a frenagem de emergência, o trem percorre aproximadamente 290 metros até parar completamente”. Veja o vídeo da colisão abaixo.
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) fortaleceu ainda mais a rede de solidariedade que…
Prefeitura de Palmas articula parceria com Banco da Amazônia para ampliar acesso a crédito e…
O Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa) se reuniu na última sexta-feira…
A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…