Categories: Estado

acusado de matar adolescente em Taquaralto é condenado a 25 anos de prisão após decisão do Júri Popular


O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, nesta segunda-feira (1º/12), Joseph Freitas da Silva, de 40 anos, pelo assassinato de Hélio Oliveira Soares Júnior, que morreu em agosto de 2016, aos 17 anos.

Conforme o processo, o crime ocorreu na madrugada de 6 de agosto de 2016, na região sul da capital, quando Joseph Freitas e outra pessoa abordaram o adolescente na Avenida Tocantins, no setor Taquaralto, e o réu o atacou com golpes de faca nas costas. A vítima tentou fugir em direção a um posto de combustíveis para buscar socorro, onde morreu.

No decorrer do processo, o Judiciário decidiu por não enviar o outro acusado a júri, o que, no Direito, é conhecido como “impronúncia”, e a sessão de julgamento do réu ocorreu no Fórum de Palmas. Durante o julgamento, a defesa alegou que ele agiu em legítima defesa ou sob forte emoção, após uma provocação injusta da vítima.

Ao julgar o caso, o Conselho de Sentença, formado por jurados e juradas, reconheceu que Joseph é o autor do crime e que o homicídio ocorreu de uma forma que impossibilitou a defesa da vítima.

Presidente do Tribunal do Júri, a juíza Gisele Veronezi fixou a pena em 25 anos de prisão ao considerar diversos fatores que agravaram a situação do réu, como a culpabilidade elevada. A magistrada destacou que, logo após tirar a vida da vítima, o réu se dirigiu para um bar próximo, com a faca usada no crime, onde ingeria bebida alcoólica até ser abordado pela polícia.

Os antecedentes criminais também pesaram contra o réu, que possui quatro condenações definitivas anteriores ao crime julgado. Entre as consequências do crime, a juíza considerou um agravante o fato de a vítima ser um adolescente, o que interrompeu precocemente a vida de um jovem.

Gisele Veronezi negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, com base no entendimento recente do Supremo Tribunal Federal (STF), e determinou a execução imediata da pena.

Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação Chamamento amplia o…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo Servidores que…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das férias | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…

2 horas ago

Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…

15 horas ago

Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no MT | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…

15 horas ago

Comarca de Arapoema define datas e pauta processos da 1ª Temporada de Júri Popular de 2026 para fevereiro

A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…

16 horas ago